Atualidades

“Terceiro Ano de Caminhada Penitencial”

Neste ano estamos propondo, pela terceira vez, um sinal público para nossa Igreja Arquidiocesana de Fortaleza: A CAMINHADA PENITENCIAL do Mucuripe à Catedral. Esta caminhada quer ser a expressão externa e a oportunidade para se fazer um caminho mais profundo, a partir do coração de cada pessoa humana.

A partir do chamado do próprio Jesus, acreditamos no novo – o Evangelho. A partir da força que nos é dada pela misericórdia divina, temos a esperança de fazer acontecer o que tanto sonhamos e necessitamos, a renovação da vida humana, da convivência humana, da sociedade humana para a fraternidade e a paz.

Sabemos que não bastam as boas intenções e as grandes cobranças sociais, se não houver transformação das pessoas humanas a partir do mais íntimo de seu coração.

Estamos vivendo o tempo quaresmal, que se iniciou na Quarta-feira de Cinzas – dia 9 de março – com o grande chamado de Jesus aos seus discípulos e todas as pessoas humanas: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15)

Os quarenta dias de preparação para a Páscoa são o tempo favorável para a mudança de vida, a conversão para o dom que Deus nos faz em Seu Filho, vencedor do pecado e da morte. A Quaresma é tempo de conversão, arrependimento, mudança de vida, busca do novo que a graça misericordiosa de Deus torna possível.

Renova-se em nós a dinâmica pascal iniciada no Batismo, de morte para a vida velha do pecado e início de vida nova na graça divina; vitória sobre o egoísmo e crescimento no amor.

Durante a caminhada quaresmal toda a Igreja ser coloca em reconciliação com o Pai em Jesus e nEle com os irmãos e irmãs.  É o tempo mais propício para o que no Brasil já mais de quarenta anos realizamos, a Campanha da Fraternidade. Campanha, pois convocação, mobilização de muitos, de todos; da Fraternidade, pois seu objetivo visa recompor a humanidade em Família de Deus. Este é o fruto da Páscoa de Cristo, que estaremos celebrando no final da caminhada preparatória da Quaresma.

Neste ano a Campanha da Fraternidade, nos recorda que: “A criação geme em dores de parto.” (Rm 8, 22), na busca da “Fraternidade e a Vida no Planeta”. A Campanha da Fraternidade deseja mobilizar a Igreja no Brasil e todos os de boa vontade na sociedade a dar respostas concretas aos problemas cada vez mais urgentes de cuidado com a nossa casa que é o planeta em que vivemos. A realidade ecológica torna-se cada vez mais o grande desafio da convivência humana na casa comum.

CONVERSÃO E FÉ NO EVANGELHO é o que queremos vivenciar no dia 27 de março, o 3º. Domingo da Quaresma, com uma CAMINHADA PENITENCIAL. Ela se iniciará em frente à Igreja Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe, às 7h00min. Em Celebração Penitencial, com a oportunidade de Confissões para os fiéis que assim desejarem, seguirá em cortejo na direção da Catedral Metropolitana, onde a celebração se concluirá com a Liturgia Eucarística.

Durante a Caminhada haverá a oportunidade de gestos concretos, que acompanham a manifestação penitencial. Será levada nos ombros dos fiéis uma grande cruz. Ela nos recordará como nosso Senhor Jesus Cristo tomou sobre si todos os pesos da humanidade para redimi-la. Hoje, caminhando como seus discípulos, deveremos também tomar sobre nós a responsabilidade dos pesos da humanidade para, com a força do amor que vem do Espírito de Deus, redimi-la de suas enfermidades: pessoais, sociais, mundiais.

Concreto o gesto de conversão, mudança de vida, com a confissão dos próprios pecados e busca do perdão de Deus no Sacramento da Reconciliação com o Pai e com os irmãos.

Fora da fraternidade nunca haverá um bom uso dos bens terrenos, de partilha com todos, de respeito para com a natureza e seus recursos, justa convivência na terra que é nossa casa comum.

Estes gestos concretos são sinais de compromissos maiores pela transformação da vida e da sociedade na construção de uma convivência humana digna da fraternidade que Jesus nos concedeu com Ele, filhos de Deus Pai.

Seja nossa vida uma Nova Caminhada naquele que é “Caminho, Verdade e Vida” (Jo 14, 6).

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques

Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Compartilhe

Subir

3 Comentários »

3 Comentários »

  • wlianov disse:

    Quaresma é tempo de reflexão nós sabemos como tão grande é o Amor de Deus pelo homem esse amor que é dado de graça temos que ter a sensibiliadade de fazer à nossa parte usando
    a sabedoria de Deus CRISTO o salvador amando-nos um ao outro assim como CRISTO nos ama e sempre sendo prudente e lógico buscando semear este amor e está sempre à seu serviço resgatando almas cada um fazemdo a sua parte.

  • rodrigo disse:

    bem que legal a iniciativa da nossa igreja ,nos catolicos devemos colocar nossos pés no chao e fazer o que o nosso DEUS pede .parabens arquidiocese de fortaleza….

  • Berakash disse:

    Não poderia deixar de destacar:

    A partir do chamado do próprio Jesus, acreditamos no novo – o Evangelho. A partir da força que nos é dada pela misericórdia divina, temos a esperança de fazer acontecer o que tanto sonhamos e necessitamos, a renovação da vida humana, da convivência humana, da sociedade humana para a fraternidade e a paz.


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Clima de alegria, fraternidade e comunhão marcam a 9ª Festa da Vida

Festa da Vida reúne 13 tendas temáticas

Paróquia Nossa Senhora das Dores recebe pela segunda vez a Festa da Vida

Informação sobre o Ano Nacional do Laicato

Igrejas e movimentos sociais realizam a 9º Festa da Vida na Arquidiocese de Fortaleza


QR Code Business Card