Atualidades

[Arcebispo de Fortaleza] Editorial – novembro 2016

“Campanha para a Evangelização reflete compromisso com a missão da Igreja”

Todos os anos a Campanha para a Evangelização associa a Encarnação do Verbo e o nascimento de Jesus Cristo com a missão permanente da Igreja que é evangelizar.

A Igreja é a continuadora da obra de Cristo e cumpridora do seu mandato: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”. (Mt 28,19-20) Fazer discípulos de Jesus é criar condições para que o amor de Deus  se faça presente nos corações dos fiéis, assim o definiu o Papa Francisco: “É o fogo do Espírito que se dá sob a forma de línguas e nos faz crer em Jesus Cristo, que, com a sua morte e ressurreição, nos revela e comunica a misericórdia infinita do Pai”. Anunciar a salvação em Jesus Cristo é anunciar o Deus misericordioso que vem ao nosso encontro e permanece conosco. Não se trata de um mero anúncio que precisa ser conhecido no seu conteúdo, mas o anúncio de uma forma de relacionamento amoroso e misericordioso entre o nosso Deus e seus filhos e suas filhas, e entre todos que o Senhor une.cnbb_dom-José

A Campanha da Evangelização deste ano propõe o lema “Ele está no meio de nós”.

Na preparação para a celebração do Natal, o tempo do Advento é marcado pela espera da chegada do Messias. No Brasil, este tempo litúrgico ganha especial motivação com a reflexão e o aprofundamento do compromisso dos fiéis e das comunidades com a missão da Igreja de Evangelizar propostos pela Campanha para a Evangelização (CE), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na edição deste ano, o lema escolhido é “Ele está no meio de nós”.

A Campanha tem como objetivo favorecer a vivência do tempo litúrgico do Advento e mobilizar a todos para uma Coleta Nacional que ofereça recursos a serem aplicados na sustentação do trabalho missionário no Brasil e mesmo além dele. Tal iniciativa considera a ajuda para dioceses de regiões mais desassistidas e necessitadas.

O objetivo da Campanha é despertar os discípulos e as discípulas missionários para o compromisso evangelizador e para a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais no Brasil. A abertura da CE é realizada na Festa do Cristo Rei, encerramento do Ano Litúrgico, este ano, dia 20 de novembro. A conclusão acontece no Terceiro Domingo do Advento, dia 11 de dezembro, quando deve ser realizada, em todas as comunidades católicas, a Coleta para a ação evangelizadora no Brasil.

A comunidade cristã tem a certeza da fé que o seu Senhor está presente nela, no amor recíproco com o qual Jesus une os seus em seu nome. Por isso, nos preparando para celebrar o Natal do Senhor, nos empenhamos no trabalho evangelizador para manifestar o Natal como a chegada daquele que nos traz a salvação e nos mostra, no seu significado mais profundo e em todas as suas consequências, que “Ele está no meio de nós” e por nós quer também chegar a estar presente na vida de todas as pessoas humanas dando a vida nova e a alegria do seu Evangelho, que só acontece com a presença do Amor de Deus.

 

 

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques

Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

dom-sergio-da-rocha

Presidente da CNBB celebra missa de sétimo dia das vítimas do acidente com avião da Chapecoense

nomeações de dom josé

Decretos e Provisões – novembro 2016

dom-josé-antonio

Editorial do Arcebispo de Fortaleza – Dezembro de 2016

padre-geovane_saraiva_t

[Artigo] Lições para a vida

cnbbLOGO3

CNBB emite nota contra o aborto diante da decisão do STF


QR Code Business Card