Atualidades

Padre Rafhael Silva Maciel envia carta sobre o dia mundial de oração pelas vocações

pastoralvocacionalLeia a íntegra da carta enviado pelo coordenador Arquidiocesano da Pastoral Vocacional, Pe. Rafhael Silva Maciel. A carta traz três importante assuntos: Dia Mundial de Oração pelas Vocações 2014; Canonização dos Beatos João XXIII e João Paulo II; II Seminário de Pastoral Vocacional.

Amados irmãos no Presbitério, Diáconos Permanentes

Equipes Vocacionais Paroquiais

Religiosos e Religiosas, Institutos Seculares

Membros das Novas Comunidades, Movimentos, Associações,

Serviços e Pastorais

Irmãos e Irmãs em Cristo Jesus

 

“Vocações, testemunho da verdade”

“Assim a oração, que Jesus pede à Igreja, relaciona-se com o pedido de aumentar o número daqueles que estão ao serviço do seu Reino (…). Por isso, do íntimo do nosso coração, brota, primeiro, a admiração por uma messe grande que só Deus pode conceder; depois, a gratidão por um amor que sempre nos precede; e, por fim, a adoração pela obra realizada por Ele, que requer a nossa livre adesão para agir com Ele e por Ele.” (Francisco, Mensagem 2014).

Jesus Ressuscitado com toda a sua força renovadora e vivificante convoca, ensina e envia os discípulos-missionários para que anunciem com alegria o Evangelho da Salvação a todos os povos. Assim queremos lembrar que a cada ano a Igreja celebra, por ocasião do IV Domingo de Páscoa, o DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES, no Domingo do Bom Pastor, este ano a 11 de maio de 2014. Nesse dia, que deve ser intenso de orações pelas vocações recordamos que o Senhor não nos deixa sem condução, mas garante os Pastores e os operários necessários para a condução da Messe.

Em nome e por recomendação do nosso Arcebispo enviamos esta Carta pedindo, aos senhores Párocos e Vigários Paroquiais responsáveis por Áreas Pastorais, além de nossas Equipes Paroquiais de Pastoral Vocacional, Diáconos Permanentes, Religiosos (as), Seminaristas, membros dos Institutos Seculares, Movimentos, Novas Comunidades, Associações, Serviços, Escolas Católicas, que animem e celebrem esse dia em suas respectivas comunidades, nas Sedes Paroquiais e nas capelas, Reitorias, Seminários, Santuários, grupos de oração, enfim.

Neste dia poderão ser realizadas várias ações: Hora Santa pelas vocações, Adoração ao Santíssimo Sacramento em favor das vocações, momentos especiais de oração, dia de encontro e meditação com a motivação vocacional, além de ressaltar essa temática no momento da homilia e nas intenções das Missas desse Domingo.

Para ajudar na reflexão segue em anexo a primeira Mensagem do Papa Francisco para este Dia Mundial de Oração pelas Vocações que traz o tema: “Vocações, testemunho da verdade”. Mais algum material para animar este dia você poderá encontrar no blog da Pastoral Vocacional (pastoralvocacionalfor.blogspot.com.br) ou no site da Arquidiocese de Fortaleza (www.arquidiocesedefortaleza.org.br).

Neste ano de 2014, temos também a grata satisfação da ver oficializado por Dom José Antonio como Patrono das Vocações em nossa Arquidiocese São João Paulo II, que no dia 27 de abril, junto com o Beato João XXIII será canonizado. Ao assumir a Pastoral Vocacional em nossa Arquidiocese, no ano de 2009, já encontrei o Papa João Paulo II como Patrono de nossa PV, assim, também convidamos que todos, na Arquidiocese, celebrem com imensa alegria a canonização desses dois Papas Santos, tendo em conta que um deles, de modo especial é nosso Patrono Vocacional.

Aproveitamos a ocasião para lembrar que todos nós somos responsáveis pela animação vocacional em nossa Igreja Particular; de modo especial cada um é responsável por promover as vocações em sua comunidade de origem. Daí CONVIDAMOS e CONVOCAMOS para que os destinatários desta Carta participem do II SEMINÁRIO DE PASTORAL VOCACIONAL (em anexo).

Mais uma vez coloco-me à disposição para o auxílio na animação e constituição das Equipes Vocacionais nas Paróquias e Áreas Pastorais, bem como no serviço de Pastoral Vocacional nas Regiões Episcopais.

Caro irmão, contamos com seu valioso apoio espiritual e material, lembrando o tripé de ação das Equipes Vocacionais Paroquiais: REZAR pelas vocações – ANIMAR o surgimento de novas vocações – APOIAR FINANCEIRAMENTE o sustento das vocações, especialmente das vocações sacerdotais.

Seguem, também em anexo, outras informações importantes: Padres responsáveis pela Pastoral Vocacional nas Regiões Episcopais, nomes dos seminaristas do Propedêutico 2014, datas dos encontros vocacionais diocesanos 2014, datas de eventos vocacionais na Arquidiocese e Regiões.

Louvamos agradecemos ao Senhor da Messe e Pastor do Rebanho por todas as vocações e ensejamos ainda votos de uma Feliz e Santa Páscoa implorando as bênçãos de nosso Bom Deus, em Jesus e Maria,

Fortaleza, 20 de Abril de 2014.

Na Solenidade da Páscoa de N. Senhor Jesus Cristo

Pe. Rafhael Silva Maciel

Coordenador Arquidiocesano da Pastoral Vocacional.

Compartilhe

Subir

1 Comentário »

1 Comentário »

  • Fátima Façanha disse:

    Grande é a necessidade de ações paroquiais e das comunidades no sentido vocacional. Que os pastores da messe do Senhor, arrebanhem cada vez mais jovens para o crescimento desse pastoreio. Obrigada, amado padre Rafhael, pela sua vocação e pelo incentivo vocacional.


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 8,16-18

Liturgia Diária: Evangelho – Mt 20,1-16a

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 8,4-15

Visita Pastoral na Paróquia de Nossa Senhora da Penha, Maranguape

II Romaria Bíblica e encontro sobre contabilidade na Região São Pedro e São Paulo


QR Code Business Card