Atualidades

[NOTÍCIAS/Mundo] Papa Francisco recebe livro ‘Haiti por si’ em encontro no Vaticano

2015_01_papa_capa“Haiti por si: a reconquista da independência roubada”, livro-reportagem produzido pela Agência de Informação Frei Tito de Alencar para a América Latina (Adital), traduzido para o francês, foi entregue ao Papa Francisco no encontro “A comunhão da Igreja: memória e esperança para o Haiti, cinco anos depois do terremoto”, realizado este mês no Vaticano.

Floriane Louvet, encarregada do Haiti no Comitê Católico contra a Fome e pelo Desenvolvimento (CCFD – Terra Solidária), entregou ao Papa o livro, que já foi publicado em cinco idiomas (português, italiano, crioulo haitiano, espanhol e, mais recentemente, em francês). Está disponível na para leitura on line (grátis) na versão e-book para download (paga).

No evento, por ocasião do 5º aniversário do terremoto que matou mais de 300 mil pessoas no Haiti, em 2010, o Papa falou sobre os esforços de recuperação do país, que ainda sofre com as consequências da catástrofe. “Não existe uma verdadeira reconstrução de um país sem reconstruir a pessoa na sua plenitude. Isso comporta em fazer, sim, que cada pessoa no Haiti tenha o necessário sob o ponto de vista material, mas, ao mesmo tempo, que possa viver a própria liberdade, as próprias responsabilidades e a própria vida espiritual e religiosa. A pessoa humana tem um horizonte transcendente que lhe é próprio, e a Igreja não pode negligenciar este horizonte, que tem como meta o encontro com Deus”, declarou o pontífice.

Para o diretor executivo da Adital, Ermanno Allegri, a entrega do livro ao Papa representa a relevância do livro-reportagem, elaborado em mais de um ano de trabalho e o interesse do Papa pelas “periferias do mundo”, como já declarou o pontífice em seus discursos.

A CCFD – Terra Solidária financiou a tradução do livro em francês, que foi impresso pela editora Karthala e está sendo divulgado também por organizações da Bélgica (Entraide et Fraternité) e do Canadá (Développement et Paix).

Ficha Técnica

Título: Haiti por si: A reconquista da independência roubada

Autores: Adriana Santiago (Org.)

Prefácio: Adolfo Pérez Esquivel

Páginas: 192

ISBN: 978-85-420-0138-9.

Por Adital

 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Simpósio Ecumênico: “Iniciação à vida Cristã e Ecumenismo” tem inscrições abertas

Assembleia de avaliação e planejamento da Região Episcopal São Pedro e São Paulo

Assembleia da Região Episcopal Nossa Senhora dos Prazeres

Comunidade Católica Corpo Místico de Cristo realiza Congresso Mariano

Paróquia Sagrada Família em Ocara realizou Retiro com Agentes Pastorais


QR Code Business Card