Atualidades

[NOTÍCIAS/Mundo] Papa Francisco recebe livro ‘Haiti por si’ em encontro no Vaticano

2015_01_papa_capa“Haiti por si: a reconquista da independência roubada”, livro-reportagem produzido pela Agência de Informação Frei Tito de Alencar para a América Latina (Adital), traduzido para o francês, foi entregue ao Papa Francisco no encontro “A comunhão da Igreja: memória e esperança para o Haiti, cinco anos depois do terremoto”, realizado este mês no Vaticano.

Floriane Louvet, encarregada do Haiti no Comitê Católico contra a Fome e pelo Desenvolvimento (CCFD – Terra Solidária), entregou ao Papa o livro, que já foi publicado em cinco idiomas (português, italiano, crioulo haitiano, espanhol e, mais recentemente, em francês). Está disponível na para leitura on line (grátis) na versão e-book para download (paga).

No evento, por ocasião do 5º aniversário do terremoto que matou mais de 300 mil pessoas no Haiti, em 2010, o Papa falou sobre os esforços de recuperação do país, que ainda sofre com as consequências da catástrofe. “Não existe uma verdadeira reconstrução de um país sem reconstruir a pessoa na sua plenitude. Isso comporta em fazer, sim, que cada pessoa no Haiti tenha o necessário sob o ponto de vista material, mas, ao mesmo tempo, que possa viver a própria liberdade, as próprias responsabilidades e a própria vida espiritual e religiosa. A pessoa humana tem um horizonte transcendente que lhe é próprio, e a Igreja não pode negligenciar este horizonte, que tem como meta o encontro com Deus”, declarou o pontífice.

Para o diretor executivo da Adital, Ermanno Allegri, a entrega do livro ao Papa representa a relevância do livro-reportagem, elaborado em mais de um ano de trabalho e o interesse do Papa pelas “periferias do mundo”, como já declarou o pontífice em seus discursos.

A CCFD – Terra Solidária financiou a tradução do livro em francês, que foi impresso pela editora Karthala e está sendo divulgado também por organizações da Bélgica (Entraide et Fraternité) e do Canadá (Développement et Paix).

Ficha Técnica

Título: Haiti por si: A reconquista da independência roubada

Autores: Adriana Santiago (Org.)

Prefácio: Adolfo Pérez Esquivel

Páginas: 192

ISBN: 978-85-420-0138-9.

Por Adital

 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Pastoral Carcerária lança relatório sobre restrição ao atendimento religioso nas prisões

Dia de jejum e oração pela paz na paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Praia do Futuro

Aniversário de 62 Anos da legião de Maria no Ceará

Nota de esclarecimento sobre a utilização de recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS)

Irmã Gabriela Pinna. “Não se resolve a violência com a prisão”


QR Code Business Card