Atualidades

[NOTÍCIAS/CRB] Religiosos partem para a missão na Amazônia

m400Religiosas e Religiosos chegam de várias partes no Brasil, na Diocese de Santarém-PA, para concretizarem a primeira missão da Vida Religiosa Jovem na Amazônia.

O projeto é uma iniciativa das Comissões Episcopais para a Amazônia, Missionária Nacional, CRB Nacional e Pontifícias Obras Missionárias.

De acordo com a Assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, Irmã Irene Lopes, cmst, o objetivo é dar oportunidade às jovens e aos jovens religiosos de fazer uma experiência missionária em terras amazônicas em vista do conhecimento da espiritualidade, do modo de vida das comunidades nativas e dos desafios que se lhes impõe a conjuntura sócio-econômica do país.

“Nossa expectativa é que, ao passar por esta experiência, os jovens religiosos se apaixonem por esta causa e as congregações possam, a partir daí, continuar enviando missionários para esta realidade que tanto enriquece o país por sua biodiversidade, mas por ao outro lado, tão carente da presença da Igreja”, afirmou.

Em mensagem enviada aos jovens, a presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro destacou a importância deste serviço. “Sabemos que nossa resposta é mínima diante dos imensos desafios, mas é a nossa parte, na generosa resposta dos nossos jovens Consagrados, com o apoio de seus  co-irmãos e co-irmãs, das Comunidades e Coordenações Provinciais”.

O projeto

O projeto Missão da Vida Religiosa Jovem na Amazônia nasce nos encontros da Pastoral da Juventude, realizados em Brasília, em 2013 e da proposta do Papa Francisco feita aos jovens por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, quando incentivou os jovens a saírem em missão. Os próprios jovens demonstraram  unanimemente o desejo de fazer uma missão na Amazônia, como gesto concreto.

De 31 de novembro a 15 de dezembro jovens de todas expressões juvenis realizaram a missão em comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia, nas dioceses de Borba, Parintins, Coari e Boa Vista-AM. De 25 de março a 05 de abril, os religiosos jovens de diversas Congregações atuarão na diocese de Óbidos e Prelazia de Itaituba-PA.

Antes de partirem em missão, os missionários/as participarão de um curso preparatório, que acontece durante todo o dia, desta sexta, 27. Assessoram a formação a psicóloga e religiosa missionária de Santa Teresinha, Irmã Antonieta Vieira da Silva, mst, o  bispo da Prelazia de  Itaituba, dom Vilmar Santin e o teólogo padre Luis Pinto.

Participam desta ação missionária pela CRB Nacional as Irmãs Vanézia Pereira da Silva, mst e Irmã Rosa Maria Martins Siva, mscs; pela Comissão Episcopal da Amazônia, Irmã Irene Lopes, cmst e pela Comissão Missionária Nacional (COMINA), Irmã Dirce Gomes, icp. As Irmãs Vanézia e Irene acompanham os missionários na missão em Itaituba. Irmã Dirce e Irmã Rosa, na diocese de Óbidos. Para chegarem aos destinos os religiosos enfrentarão cerca de 7 horas de viagem aquática.

Por Irmã Rosinha Martins, assessora de comunicação da CRB Nacional

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”


QR Code Business Card