Atualidades

[NOTÍCIAS/Brasil] Mais de 800 consagrados reúnem-se com o cardeal João Braz de Aviz

000000cardealavizPRCom a presença do prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, cardeal João Braz de Aviz, o Encontro da Vida Religiosa Consagrada no Brasil, promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e o regional Sul 2 (Paraná) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reúne 860 consagrados e consagradas de treze estados do país, na paróquia Bom Jesus, em Curitiba (PR). O evento, que teve início ontem, 28, e se encerra nesta sexta-feira, 29, tem como objetivos preparar as famílias religiosas para o Ano da Vida Consagrada, instituído pelo papa Francisco, e celebrar os 50 anos do Concílio Vaticano II, animando e renovando homens e mulheres no seu compromisso com o próximo, de acordo com os ensinamentos cristãos.

Para dom João Braz, a proclamação de 2015 como ano da Vida Consagrada retoma as grandes linhas traçadas pelo Concílio e os caminhos percorridos pela vida consagrada até então, à luz do documento Perfectae Caritatis que, no próximo ano, completará cinquenta anos. Segundo o cardeal, com a iniciativa, “o papa Francisco quer ressaltar que a vocação consagrada é fundamental na Igreja”. Falou, ainda, sobre as mudanças que a vida consagrada enfrenta. “Os antigos carismas são dons de Deus, e não podem ficar escondidos debaixo das cinzas. Mas não podem conservar todas as suas tradições, voltadas para os séculos passados, sem considerar o mundo atual”, afirmou.

Sobre o tema do evento, “Alegrai-vos!”, o cardeal enfatizou o fato de que a alegria precisa ser a característica de cada consagrado ou consagrada. “Seguir Deus e o Evangelho é o que realiza as pessoas. E não basta dizer que se é feliz, mas é preciso ser de fato”, apontou o religioso.

Por sua vez, a presidente nacional da CRB, irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, ressaltou a presença dos religiosos de todas as regiões do Brasil. “É uma imensa alegria olhar para estes rostos atentos, estes corações abertos, essa esperança lúcida para o dia de hoje. É muito bom observar esses rostos vindos de tantos lugares do nosso país. Em nome da CRB nacional quero acolher a todos para esse momento de graça, de Kairós para a Vida Consagrada”, disse.

Participam do encontro, consagrados e consagradas, aspirantes, junioristas, noviços e noviças, membros de Institutos da Vida Consagrada, Novas Comunidades de Vida, padres diocesanos e vários bispos.

Na programação, há palestras com o abade do Mosteiro Trapista de Campo Tenente (PR), dom Bernardo Bonowitz; e do professor de Teologia da PUC de Curitiba, frei Clodovis Boff.

O evento é transmitido ao vivo pelo endereço: https://www.youtube.com/watch?v=dPpYGrZAXlQ

Com informações da Arquidiocese de Curitiba e da CRB Nacional.

Fonte: CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Pedra rejeitada

56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

POM celebra 40 anos lançando vídeo institucional

Secretaria de Comunicação da Santa Sé fez cobertura total da 56ª Assembleia

No seu onomástico Papa dá sorvete aos mais necessitados


QR Code Business Card