Atualidades

Vídeos: Carta Compromisso e depoimentos da 5ª Semana Social Brasileira

AssembleiaSSB2013O vídeo foi produzido durante a Assembleia da 5ª Semana Social Brasileira que ocorreu de 2 a 5 de setembro no Centro Cultural de Brasília, DF, reunindo movimentos sociais, pastorais sociais e comunidades. O objetivo do vídeo é chamar atenção para os compromissos assumidos durante a 5ª SSB entre os participantes, de modo a fazer com que eles reproduzam as discussões e as propostas em suas comunidades e regiões, avançando na conquista das demandas apontadas pelos movimentos. Assista aqui.

O documento final – Carta Compromisso – reúne as propostas dos dez grupos de trabalho temáticos debatidos durante o evento em direção ao compromisso para a “refundação de um Estado de inclusão e de igualdade social”, fundamentado na “democracia direta, participativa e representativa”. O documento destaca a urgência pelas questões da reforma política, demarcação dos territórios tradicionais pesqueiros e a realização de uma Assembleia Global para a Defesa da Vida na Terra convocada pela papa Francisco, a carta contempla ainda a defesa do trabalho digno com redução da jornada de trabalho, retomada da metodologia das Assembleias Populares com a criação de Fóruns Populares e a prevenção dos impactos socioambientais dos projetos desenvolvimentistas e a proteção e garantia de direitos das populações afetadas. Leia aqui a íntegra da Carta.

A 5ª Semana Social é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) através da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade Justiça e Paz. O evento, que é um processo em curso desde 2011, analisou a realidade brasileira e global, escutou os clamores populares e celebrou a caminhada dos movimentos sociais e das igrejas, na defesa e na promoção da vida. A Semana Social Brasileira acontece há vinte anos e tem contribuído no debate com a sociedade para proposições de iniciativas para a superação das desigualdades sociais e regionais. É um esforço conjunto das organizações sociais na defesa dos direitos humanos e da natureza como expressão da solidariedade e da profecia cristã.

Veja também alguns depoimentos

Cardeal Raymundo Damasceno Assis – Presidente da CNBB

Hildete Emanuele – Pastoral da Juventude

Antônio Apinajé – Indígena

Neuza Mafra – Cáritas

Cecilia Iorio – CAFOD

Marinete Morais – Pastoral Afro-Brasileira

A produção é do Coletivo Nigéria com a coordenação da assessoria de comunicação da 5ª Semana Social Brasileira.

ssbcomunicacao@cnbb.org.br

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

XIX Assembleia Estadual da Pastoral Operária do Ceará

Visitas Pastorais: uma missão episcopal

São Lucas Evangelista

Papa Francisco nomeia novo bispo para a diocese de Montenegro, no Rio Grande do Sul

18.10.2017 – Audiência Geral


QR Code Business Card