Atualidades

Vídeos: Carta Compromisso e depoimentos da 5ª Semana Social Brasileira

AssembleiaSSB2013O vídeo foi produzido durante a Assembleia da 5ª Semana Social Brasileira que ocorreu de 2 a 5 de setembro no Centro Cultural de Brasília, DF, reunindo movimentos sociais, pastorais sociais e comunidades. O objetivo do vídeo é chamar atenção para os compromissos assumidos durante a 5ª SSB entre os participantes, de modo a fazer com que eles reproduzam as discussões e as propostas em suas comunidades e regiões, avançando na conquista das demandas apontadas pelos movimentos. Assista aqui.

O documento final – Carta Compromisso – reúne as propostas dos dez grupos de trabalho temáticos debatidos durante o evento em direção ao compromisso para a “refundação de um Estado de inclusão e de igualdade social”, fundamentado na “democracia direta, participativa e representativa”. O documento destaca a urgência pelas questões da reforma política, demarcação dos territórios tradicionais pesqueiros e a realização de uma Assembleia Global para a Defesa da Vida na Terra convocada pela papa Francisco, a carta contempla ainda a defesa do trabalho digno com redução da jornada de trabalho, retomada da metodologia das Assembleias Populares com a criação de Fóruns Populares e a prevenção dos impactos socioambientais dos projetos desenvolvimentistas e a proteção e garantia de direitos das populações afetadas. Leia aqui a íntegra da Carta.

A 5ª Semana Social é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) através da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade Justiça e Paz. O evento, que é um processo em curso desde 2011, analisou a realidade brasileira e global, escutou os clamores populares e celebrou a caminhada dos movimentos sociais e das igrejas, na defesa e na promoção da vida. A Semana Social Brasileira acontece há vinte anos e tem contribuído no debate com a sociedade para proposições de iniciativas para a superação das desigualdades sociais e regionais. É um esforço conjunto das organizações sociais na defesa dos direitos humanos e da natureza como expressão da solidariedade e da profecia cristã.

Veja também alguns depoimentos

Cardeal Raymundo Damasceno Assis – Presidente da CNBB

Hildete Emanuele – Pastoral da Juventude

Antônio Apinajé – Indígena

Neuza Mafra – Cáritas

Cecilia Iorio – CAFOD

Marinete Morais – Pastoral Afro-Brasileira

A produção é do Coletivo Nigéria com a coordenação da assessoria de comunicação da 5ª Semana Social Brasileira.

ssbcomunicacao@cnbb.org.br

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Barra do Ceará realiza festividade em honra a São Pedro

Festa de São Pedro na Comunidade de Pabussu, Caucaia

Itinerário Catequético (II)

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Alto Alegre realiza Festejo

Equipe da 5º Urgência da Região Nossa Senhora da Conceição promove encontro sobre Reforma Trabalhista


QR Code Business Card