Atualidades

Tribunal Popular: Sessão Zona Costeira

Como parte do processo de mobilização do Tribunal Popular, a Sessão Zona Costeira, com tema “Desenvolvimento e Injustiças Ambientais nos Territórios das comunidades Tradicionais Pesqueiras” tem como objetivo fazer uma avaliação das injustiças sociais e ambientais provocadas pelo modelo de desenvolvimento no Ceará. A Sessão acontece nos dias 26 e 27 de julho de 2013, no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, na Rua Paulo Firmeza, 445, São João do Tauape, Fortaleza, Ceará.

O gesto simbólico, o Tribunal Popular,  deve julgar e condenar os responsáveis pela violação de direitos e degradação socioambiental no Ceará. A Sessão Zona Costeira é realizada pelo Instituto Terramar, Conselho Pastoral dos/das Pescadores/as, Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais e pelo Tribunal Popular do Estado do Ceará – Pastorais Sociais, CEBs e Organismos.

II Tribunal Popular

O II Tribunal Popular tem como prioridade criar espaços para a identificação das violações de direitos, proporcionar o reconhecimento das violações ocorridas nos grupos específicos, com o intuito de estimular o rompimento do olhar fragmentado sobre a opressão e criar uma rede de resistência e solidariedade das diversas lutas existentes contra essas opressões.

Sessão preparatória

A sessão preparatória tem os objetivos de recolher todas as informações documentais, técnicas e testemunhos relativos às violações de direitos humanos, agressões ambientais e resultantes socioeconômicas decorrentes de projetos, grandes obras e processos econômicos em curso que afetem comunidades tradicionais, trabalhadores rurais, comunidades populares, em conformidade com a convocação do Tribunal Popular do Ceará.

V Semana Social Brasileira

É um processo nacional que está em curso desde 2011 em todo o Brasil. A Semana Social Brasileira promove a participação ampla de pessoas e entidades, a abertura ao ecumenismo e diálogo inter-religioso, o pluralismo de ideias e valores, o exercício do debate democrático em todas as instâncias e o ensaio coletivo de iniciativas transformadoras. O momento de encerramento dos trabalhos da 5ª Semana acontecerá em agosto de 2013, de 2 a 5 de setembro.

Informações com Ormezita: (85) 8800.1443 ou (85) 9721.5956.

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 8,19-21

Programa Igreja no Brasil nº 255

A gramática do povo de Deus

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 8,16-18

Liturgia Diária: Evangelho – Mt 20,1-16a


QR Code Business Card