Atualidades

Tribunal Popular: Sessão Zona Costeira

Como parte do processo de mobilização do Tribunal Popular, a Sessão Zona Costeira, com tema “Desenvolvimento e Injustiças Ambientais nos Territórios das comunidades Tradicionais Pesqueiras” tem como objetivo fazer uma avaliação das injustiças sociais e ambientais provocadas pelo modelo de desenvolvimento no Ceará. A Sessão acontece nos dias 26 e 27 de julho de 2013, no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, na Rua Paulo Firmeza, 445, São João do Tauape, Fortaleza, Ceará.

O gesto simbólico, o Tribunal Popular,  deve julgar e condenar os responsáveis pela violação de direitos e degradação socioambiental no Ceará. A Sessão Zona Costeira é realizada pelo Instituto Terramar, Conselho Pastoral dos/das Pescadores/as, Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais e pelo Tribunal Popular do Estado do Ceará – Pastorais Sociais, CEBs e Organismos.

II Tribunal Popular

O II Tribunal Popular tem como prioridade criar espaços para a identificação das violações de direitos, proporcionar o reconhecimento das violações ocorridas nos grupos específicos, com o intuito de estimular o rompimento do olhar fragmentado sobre a opressão e criar uma rede de resistência e solidariedade das diversas lutas existentes contra essas opressões.

Sessão preparatória

A sessão preparatória tem os objetivos de recolher todas as informações documentais, técnicas e testemunhos relativos às violações de direitos humanos, agressões ambientais e resultantes socioeconômicas decorrentes de projetos, grandes obras e processos econômicos em curso que afetem comunidades tradicionais, trabalhadores rurais, comunidades populares, em conformidade com a convocação do Tribunal Popular do Ceará.

V Semana Social Brasileira

É um processo nacional que está em curso desde 2011 em todo o Brasil. A Semana Social Brasileira promove a participação ampla de pessoas e entidades, a abertura ao ecumenismo e diálogo inter-religioso, o pluralismo de ideias e valores, o exercício do debate democrático em todas as instâncias e o ensaio coletivo de iniciativas transformadoras. O momento de encerramento dos trabalhos da 5ª Semana acontecerá em agosto de 2013, de 2 a 5 de setembro.

Informações com Ormezita: (85) 8800.1443 ou (85) 9721.5956.

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Pedra rejeitada

56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

POM celebra 40 anos lançando vídeo institucional

Secretaria de Comunicação da Santa Sé fez cobertura total da 56ª Assembleia

No seu onomástico Papa dá sorvete aos mais necessitados


QR Code Business Card