Atualidades

Texto do Tema Central da 51ª Assembleia Geral já começou a ser produzido

reuniao_1912O texto do tema central da 51ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB já está em processo de elaboração. Desde a manhã de ontem, 19 de dezembro, a Comissão para o Tema Central está reunida na sede da Conferência dos Bispos, em Brasília (DF), trabalhando a temática que será o assunto central da próxima Assembleia Geral dos Bispos: “Comunidade de Comunidades: Uma Nova Paróquia”.

“Este tema está na linha, em primeiro lugar, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que tem como uma das cinco urgências “Igreja: comunidade de comunidades”, e está também na linha do Documento de Aparecida que reafirma a importância da paróquia como lugar de evangelização, solidariedade e de pertença à Igreja, pois pessoas pertencem a uma paróquia, todos nós moramos em uma paróquia. A renovação, ou até a reestruturação da paróquia é fundamental para a Igreja enfrentar os desafios pastorais, a missão, enfim, evangelizar”, destacou o presidente da Comissão para o Tema Central, dom Sérgio Castriani, arcebispo recém-nomeado para Manaus (AM).

A metodologia de trabalho, segundo dom Sérgio, está na linha dos grandes documentos da Igreja, como o Concílio Vaticano II e os Documentos de Puebla e Aparecida. “Estamos seguindo a eclesiologia do Concílio Vaticano II, a sua visão de Igreja, também o que disseram as Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano (Puebla – Comunhão e Participação), o Documento de Aparecida e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”, explicou.

Ainda de acordo com o presidente da Comissão, já se pode destacar algumas convicções: “A primeira é a experiência de vida cristã como característica maior no convívio comunitário. A segunda, é que a paróquia se renovará, passará por mudanças, se reestruturará na medida em que ela criar condições ou possibilitar que as pessoas façam essa experiência de comunidade. Então, o nosso trabalho é apresentar à Assembleia um texto que traga as convicções fundamentais da Igreja a respeito de comunidades e paróquias. E aquilo que vemos como pistas de ação para a renovação da paróquia para termos uma nova paróquia”, frisou dom Sérgio.

Dando prosseguimento à elaboração do material, a Comissão para o Tema Central definiu os integrantes de uma subcomissão que trabalhará o texto até o início de março de 2013. Depois, a Comissão encaminhará o texto ao episcopado brasileiro, e, em seguida, a Comissão para o Tema Central se reúne novamente, já em Aparecida (SP), antes da Assembleia, para os últimos ajustes e apreciação do material em plenário.

Notícia da CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Planilha de contribuição das paróquias e das áreas pastorais: outubro de 2017

Festa da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Santa Maria

“I Aviva Povo de Deus”

Paróquia Nossa Senhora das Graças e São Pedro na Praia da Tabuba, em Caucaia – CE.

Material que foi veiculado no Jornal JCTV na Rede Vida de Televisão


QR Code Business Card