Atualidades

Termina 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos

Terminou neste domingo, 14 de outubro, o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc), realizado em Curitiba, no Paraná. O término do Encontro foi marcado com uma missa especial celebrada pelos bispos, dom Tarcísio Scaramussa, bispo referencial do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Moacyr José Vitti, arcebispo de Curitiba e dom Francisco Biasin, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.

Antes da celebração, os participantes do 2º Ebruc assistiram a uma apresentação dos três eixos de atuação do Setor Universidades – formação, comunicação e articulação – e o lançamento oficial do site www.universitarioscristaos.com.br.

Oficinas

Na tarde de sábado, 13 de outubro, o segundo dia do Encontro, foi marcado pela realização de oficinas temáticas que possibilitaram espaços de cocriação onde a vivência pessoal de cada indivíduo foi valorizada para a construção de um projeto coletivo. Na oficina de Desenvolvimento Sustentável – meio ambiente Amazônia, organizada pela assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, irmã Maria Irene Lopes dos Santos, os participantes elaboraram juntos um projeto concreto para a realidade amazônica. Na oficina do Núcleo de Estudantes Internacionais e Encontro de Cultura, o bispo de referência do Setor Universidades, dom Tarcísio Scaramussa, ouviu atento as dificuldades dos universitários imigrantes que trouxeram sua experiência para o Encontro.

Políticas públicas para a juventude; Juventude e participação; Integração da pastoral pesquisa e extensão em diálogo com a comunidade; Movimento Estudantil na contemporaneidade – novas possibilidades de formação e mobilização; Criação cênica; Mídia digital e evangelização; O que o mercado de trabalho espera do jovem universitário; Núcleo de Estudantes Internacionais e Encontro de Culturas; Culturas Africanas; A Missão Continental vivida na atualidade universitária; Ecumenismo e Diálogo das religiões na universidade; Juventude e Afetividade, Responsabilidade pessoal e ação comunitária; foram outros temas de oficinas dentre as quais os participantes puderam escolher.

Logo após às oficinas, os participantes do Encontro viveram a experiência de areópagos. Diferentes temas de interesse da juventude universitária foram colocados em debate em pequenos grupos. O assessor do Setor de Cultura da CNBB, Aroldo Braga, e o consultor do Setor Universidades, professor Luciano Costa Santos, animaram e organizaram moderadores que coordenaram 14 areópagos simultâneos compostos por participantes das oficinas realizadas anteriormente.

Já na noite de sábado, os universitários assistiram o show da Banda Mais Bonita da Cidade que abriu a programação cultural com show exclusivo para os participantes do Encontro. No fim da noite foram realizados dois momentos especiais de oração entre os quais os participantes puderam escolher. Um momento orante de música, reflexão e poesia, com a presença de Rafael Jesus, e uma experiência orante em sintonia com o ritmo da comunidade de Taizé organizado por irmã Helena Berton.

POR: CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Planilha de contribuição das paróquias e das áreas pastorais: outubro de 2017

Festa da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Santa Maria

“I Aviva Povo de Deus”

Paróquia Nossa Senhora das Graças e São Pedro na Praia da Tabuba, em Caucaia – CE.

Material que foi veiculado no Jornal JCTV na Rede Vida de Televisão


QR Code Business Card