Atualidades

Simpósio Teológico: Os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II

No próximo dia 11 de outubro estarão transcorrendo 50 anos da solene abertura do Concílio Vaticano II pelo papa João XXIII. Celebrações de variada natureza vão assinalar em todo o mundo este significativo jubileu. No Rio de Janeiro, a Faculdade de São Bento irá promover um Simpósio Teológico, aberto para sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos interessados, em que serão estudados alguns dos documentos conciliares. O Simpósio será realizado nas tardes dos dias 9, 10 e 11 de outubro, das 13h30 às 17h, no auditório do 3º andar do Colégio de São Bento (rua Dom Gerardo, 68 Centro Rio de Janeiro).

Será o seguinte o programa do Simpósio:

9 de outubro, terça-feira

13h30 – Abertura

14h (1ª conferência): “Para uma compreensão histórica complexa do Concílio Vaticano II”, Prof. Rodrigo Coppe Caldeira, historiador, doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora e professor adjunto da PUC-Minas.

15h – coffee break

15h30 (2ª conferência): “A eclesiologia na Constituição Lumen Gentium”, D. Nelson Francelino Ferreira, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, doutor em Teologia.

16h30 – Diálogo dos conferencistas com o auditório e conclusão.

10 de outubro, quarta-feira

13h30 (1ª conferência): “A Presbyterorum Ordinis e a distribuição do clero: A recepção canônica da Prebyterorum Ordinis n. 10”, Pe. Ariel David Busso, Coordenador do Centro de Ciências Jurídicas da Pontifícia Universidade Católica Argentina – Buenos Aires.

15h – coffee break

15h30 (2ª Conferência): “O presbítero entre presbíteros: Reflexões sobre a Presbyterorun Ordinis n. 7 e 8”, Pe. Ariel David Busso, coordenador do Centro de Ciências Jurídicas da Pontifícia Universidade Católica Argentina – Buenos Aires.

16h30 – Diálogo dos conferencistas com o auditório e conclusão

11 de outubro, quinta-feira

13h30 (1ª conferência): “Pastoralidade: uma chave hermenêutica do Concílio Vaticano II”, Mons. Antônio Luiz Catelan, Doutor em Teologia Dogmática e membro da Comissão de Doutrina da CNBB.

15h – coffee break

15h30 (2ª conferência): “Dei Verbum: sua relevância a 50 anos da abertura do Vaticano II”, Profª Maria de Lourdes Corrêa Lima, Doutora em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), professora de Sagrada Escritura na PUC-Rio e no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

16h30 – Diálogo dos conferencistas com o auditório

17h – Encerramento do Simpósio

As vagas para este evento são limitadas. As inscrições já estão abertas, sendo cobrada uma taxa de R$ 90,00, dando direito a coffee break e uma pasta com variado material. No último dia do simpósio, será conferido um certificado aos participantes. A presença deve ser registrada mediante assinatura em listagens disponíveis no hall do auditório. As listagens devem ser assinadas diariamente, no momento da chegada.

Informações e inscrições no site www.faculdadesaobento.org.br ou na Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (rua D. Gerardo, 42 / 6º andar – Centro) Telefones (21) 2206-8310 e (21) 2206-8281.

Por: CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Síntese da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

Festa de Nossa Senhora das Graças

Assembleia Geral da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza

Simpósio Ecumênico: “Iniciação à vida Cristã e Ecumenismo” tem inscrições abertas

Assembleia de avaliação e planejamento da Região Episcopal São Pedro e São Paulo


QR Code Business Card