Atualidades

Setores da CNBB se juntam na criação do “Núcleo Estudantes Internacionais”

A partir da realização do 3º Congresso Mundial de Pastoral para os Estudantes Internacionais, que aconteceu de 31 de novembro a 3 de dezembro de 2011, em Roma, Itália, o Setor Universidades e o Setor da Mobilidade Humana realizaram a 1ª reunião para organização do “Núcleo Estudantes Internacionais”. A reunião ocorreu na sede da CNBB, dia 30 de janeiro, com a participação da assessora do Setor Universidades, irmã Maria Eugênia Lloris; da assessora do Setor Mobilidade Humana, irmã Rosita Milesi; da irmã Claudina Scapini, Setor Mobilidade Humana e Francisco Vladimir, da Pastoral do Migrante da arquidiocese de Fortaleza e responsável pela articulação do núcleo Estudantes Internacionais.

O Núcleo Estudantes Internacionais, como projeto conjunto entre o Setor Universidades, ao qual o Núcleo está vinculado, e o setor Pastoral da Mobilidade Humana, tem o objetivo, segundo os assessore da CNBB, de contribuir na devida atenção pastoral aos estudantes internacionais, conhecendo melhor sua realidade e necessidades, promovendo o diálogo intercultural, ecumênico e inter-religioso, favorecendo a inculturação e a acolhida, para que melhor possam vivenciar a fé e os valores evangélicos, aproveitar adequadamente o período de formação e qualificação, sejam protagonistas em sua organização e na integração em políticas públicas que garantam seus direitos, em condições justas e dignas.

A reunião teve como propósitos, traçar o objetivo geral que norteará a ação do Núcleo, refletir sobre as linhas de ação a serem implementadas e pensar nas alternativas de recursos tanto humanos quanto financeiros. Foram agendadas também algumas atividades, entre o núcleo com as demais pastorais para partilhar a caminhada.

“O objetivo é e somar forças, seja no Setor Universidades, onde já está marcada uma oficina temática no Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC), em Curitiba, de 12 a 14 de outubro , seja no Setor Mobilidade Humana, com a participação na reunião da Coordenação ampliada, dias 30 e 31 de agosto”, disse a assessora do Setor Universidades, irmão Maria Eugênia.

Uma das primeiras ações é realizar um mapeamento das atividades que já ocorrem com estudantes internacionais em universidades ou nos Regionais da CNBB. Com isso, terão enfoque quais as dioceses, pastorais, movimentos e congregações religiosas que atuantes nesta área, para valorizar este trabalho, de maneira articulada em âmbito nacional.

O bispo auxiliar da arquidiocese Fortaleza (CE), dom José Luiz Ferreira Salles, irmã Maria Eugenia Lloris e Francisco Vladimir, reuniram-se para propor linhas de ação para uma organização do grupo aqui no Brasil. Dentre as principais definições está a criação de uma rede entre os estudantes e as instituições que trabalham com estudantes internacionais para a socialização, ajuda mútua, solidariedade e intercâmbio. Além desta, também foi definido o trabalho em parceria entre os dois Setores da CNBB; e a participação de Francisco Vladimir no Encontro Nacional do Setor Universidades, que aconteceu no último final de semana, 28 e 29 de janeiro, em Mariápolis (SP).

POR: CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Planilha de contribuição das paróquias e das áreas pastorais: outubro de 2017

Festa da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Santa Maria

“I Aviva Povo de Deus”

Paróquia Nossa Senhora das Graças e São Pedro na Praia da Tabuba, em Caucaia – CE.

Material que foi veiculado no Jornal JCTV na Rede Vida de Televisão


QR Code Business Card