Atualidades

Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres realiza Grito dos Excluídos no dia 6 de setembro

A Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres realizará no dia 6 de setembro o Grito dos Excluídos com caminhada pelas ruas de Caucaia. A concentração será às 7 horas na Praça do Anfiteatro, atrás da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres. Às 8h30 sairá uma caminhada com paradas pelas ruas da cidade, a 1ª parada será na Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, a 2ª na Unidade de Pronto Atendimento, a 3ª na Secretaria de Educação, a 4ª e ultima na Secretaria de Saúde. O encerramento será às 11h30 na Praça da Câmara dos Vereadores.

O que é o Grito dos Excluídos?

O Grito é uma atividade que incentiva e busca criar uma cultura de participação direta da população. O empoderamento aos grupos e pessoas excluídas é condição para a transformação social. É uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. A experiência nasceu de duas fontes distintas, mas, complementares, de um lado, teve origem no Setor Pastoral Social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e da Campanha da Fraternidade de 1995, cujo lema – Eras tu, Senhor – abordava o tema Fraternidade e Excluídos. O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos: Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social; Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome; Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.

Informações com Sinval Nunes (85) 8643.4074 ou na Secretaria da Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres (85) 3342-0134.

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”


QR Code Business Card