Atualidades

Paróquia Santo Afonso comemora seus 35 anos

 Igreja
Igreja Santo Afonso em 1994
Acervo O Povo
A paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, na Parquelândia, comemora em 5 de junho seus 35 anos de fundação. E para celebrar a data nada melhor do que rememorar sua história e os párocos que já passaram pelo pastoreio desta comunidade.

A Paróquia começou com os Padres Redentoristas que curavam a Paróquia de Porangabussu. O antigo Coqueirinho, hoje Parquelândia era uma capela. Para início de desenvolvimento do bairro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, cujo prefeito na época era o Cel. Murilo Borges, foi lançada a Pedra Fundamental da atual Escola Santo Afonso.

 casa de formação
Pastorais ganham
Nova Casa de Formação

A criação da Paróquia deu-se no dia 5 de junho de 1978, no governo arquidiocesano do Exmo. Sr. Arcebispo de Fortaleza Dom Aloísio Cardeal Lorscheider. O padroeiro não podia ser outro: Santo Afonso, fundador da Congregação Redentorista.

 corpus christi
Foto de 30/05/2013
Corpus Christi

Após a construção da escola o pensamento voltou-se para a ereção de uma capela para o culto dominical. Cuidou, inicialmente da capela o Pe. Guilherme Condon. Houve um acidente. A construção desabou. Não houve desânimo. Recomeçou-se a construção com novo projeto. A igreja agora fugia à arquitetura tradicional. Seria circular. Por causa de sua arquitetura ficou conhecida como Igreja Redonda, à primeira desse tipo em Fortaleza. Sendo assim, o território paroquial foi desmembrado das paróquias limítrofes: São Raimundo, São Gerardo e Nossa Senhora da Salete.

 jovita
Igreja atual

O primeiro sacerdote a assumir a paróquia foi padre Willian Keeney, sacerdote irlandês desenvolveu um maravilhoso trabalho, mas por curto período de tempo, entre setembro de 1980 e de dezembro de 1981. O segundo pároco a ser empossado na respectiva comunidade foi padre Luiz Gonzaga Xavier, natural de Itapipoca, sendo na verdade o primeiro pároco assumir, realizando vários trabalhos catequéticos.

O terceiro pároco, natural de cascavel, foi padre Francisco Apolônio, realizando em sua permanência de dois anos várias reformas na igreja como destaque a reforma do salão paroquial, colocação das grades etc. O quarto a assumir foi padre Rodrigues Farias, sacerdote natural de Independência permanecendo durante os seus seis anos como pároco organizando os setores da paróquia que atualmente se dividem em oito: SETOR I; II; III; IV; V; VI, VII e VIII

 atual
Igreja pela Av. Jovita Feitosa

Instituiu também o Conselho Econômico e demais pastorais. O quinto assumir foi padre João Jorge, natural de Belém do Pará passando um longo período compreendido entre fevereiro de 1994 a maio de 2003. Realizou reformas na casa paroquial, salão, altar da igreja etc. O sexto a assumir, todavia por período muito curto por conta de seu falecimento, foi padre Djair Cavalcante, natural de Fortaleza. Formou o grupo dos coroinhas e instituiu a missa do meio dia a cada dia 13 do mês.

 geovane
Padre Geovane Saraiva
Atual pároco

O seu sucessor nomeado em 2003 que permanece até os dias atuais na igreja de Santo Afonso é padre Geovane Saraiva Costa. Natural de Capistrano. Geovane Saraiva é cidadão de Fortaleza desde abril de 2007. Foi condecorado também com a Medalha Boticário Ferreira em abril de 2011. Fundou em parceria com Marcos Medina o site: http//www.paroquiasantoafonso.org.br e mantém o Blog de Santo Afonso: http://blogsantoafonsoce.blogspot.com.br/. Escreve para jornais, revistas e diversos sites. Também publicou pela Editora Celigráfica os livros: “O Peregrino da Paz” e “Nascido Para as Coisas Maiores” (por ocasião do centenário de Dom Helder, 1009 – 2009); “A Ternura de um Pastor” (homenagem ao Cardeal Lorscheider); “A Esperança Tem Nome” (espiritualidade e compromisso) e “Dom Helder: Sonhos e Utopias” (o pastor dos empobrecidos).

 vigilia
Vigília Pascal 2013

Integra a Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará, na qualidade de membro efetivo, representando o Município de Redenção, na cadeira de Nº 71 e ainda, a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF), ocupando a cadeira Nº 8, cujo patrono é Olavo Oliveira. Ocupa a função de Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal. No dia 21 de novembro do ano de 2011 lhe foi outorgada pela Câmara Municipal de Fortaleza, por iniciativa da vereadora Eliana Gomes, a Medalha de Defesa dos Direitos Humanos Dom Helder Câmara. Já no dia 22 de dezembro do mesmo, mais uma outorga: a Medalha Dom Helder Câmara, o Artesão da Paz, da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará (ALMECE).

Atual Igreja Santo Afonso Atualmente a Paróquia da Parquelândia vive nova fase. Podemos olhar para a Igreja, com um novo rosto, bem como suas dependências e o Salão Paroquial, com sua belíssima reforma, como também, a casa de Formação Santo Afonso, a serviço da Pastoral, com seis ambientes.Podemos ainda ver a praça, com a estátua de Santo Afonso, de Dom Helder Câmara e Dom Aloísio Cardeal Lorscheider. Não podemos ignorar o verde da praça e ver no seu conjunto também novo rosto.

 centenario
Centenário de Dom Helder Câmara
07/02/2009

Durante estes 35 anos muito foi feito e ainda há muito o que fazer! Dessa forma, nos sentiremos honrados com sua presença neste momento de alegria e agradecimento a Deus por tudo o que nos foi concedido realizar. Sendo assim, a paróquia Santo Afonso convida a todos os paroquianos a celebrarem pela ação de graças o seu aniversário de criação no próximo dia 5, quarta-feira, às 18h, na igreja Santo Afonso, na Av. Jovita Feitosa, 2733, Parquelândia.

Postado por 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”


QR Code Business Card