Atualidades

Palavra de abertura da XX Assembleia do Regional NE1

Dom José Haring, bispo de Limoeiro do Norte e presidente do Regional NE 1 da CNBB

Na abertura da XX Assembleia do Regional NE 1, do Dom José Haring, Bispo de Limoeiro do Norte e Presidente do Regional Nordeste1, proferiu suas palavras de abertura da Assembleia. Leia na íntegra as palavras de Dom José Haring:

“Sejam todos bemvindos à XX Assembleia Regional de Pastoral. Saúdo todos os Bispos, especialmente os bispos eméritos, com sua idade nos dão testemunho de vigor e ardor, Sacerdotes, Diáconos, Religiosos e Religiosas, todos os irmãos e irmãs dedicados à ação pastoral nas 9 Dioceses de nosso Regional.

Saúdo os assessores, os convidados, os representantes das Novas Comunidades que pela primeira vez participam. Saúdo, de maneira especial, o Padre Vanzella que há dois anos está envolvido na preparação desta XX Assembleia.

Igreja Hoje: Boa Nova em Novos Tempos

É esse o tema em torno do qual nos reunimos e ao que queremos dar resposta.

A avaliação dos 4 anos desde a Assembleia em Tianguá mostra que ela teve influência sobre a ação pastoral em cada uma das novas 9 Dioceses do Regional. Percebe-se a preocupação com a realidade social, política e religiosa em que estamos vivendo. É o mercado econômico que aumenta cada vez sua influência sobre a vida da sociedade e da política e também sobre a natureza, o mundo em que estamos vivendo. Os direitos fundamentais da pessoa humana são violados, principalmente o direito à vida no seu sentido mais amplo. Estamos entrando (ou já entramos) num mundo novo criado pelas ciências.

O enorme desenvolvimento da comunicação.

As ciências questionam tudo: a nossa liberdade pela pesquisa de nosso cérebro.

Questionam o que aceitamos com tanta naturalidade: ser homem ou ser mulher.

Questionam a comunidade humana e mais natural: a família.

Não escapa nada que hoje não seja questionada, pesquisado, investigado.

Tudo isso contribui para consciência de crise em todos nós. Tudo está em mudança de tal maneira que se fala em “mudança de época”.

– Mas é esse o mundo em que vivemos como discípulos e discípulas de Jesus Cristo e somos chamados a dar respostas de fé pela vida, pela prática religiosa, pelas palavras. Há tempos estamos sentindo necessidade de novas respostas de fé.

– Acredito que as nossas orações, reflexões e trabalhos em equipe de leigos, religiosos, sacerdotes e bispos para dar uma contribuição valiosa para a situação que estamos vivendo.

A nossa fé nos assegura que nesse empenho não estamos sós. A história da nossa Igreja nos dá uma certeza: o Espírito de Deus nos ilumina e nos dá força necessária, mas Ele não dispensa o nosso esforço. Essa consciência provoca a participação de cada um aqui presente durante os dias da nossa reunião, mas nos dá também tranquilidade. Que as nossas celebrações e orações que iremos fazer durante o nosso encontro nos abram à ação do Espírito Santo para louvar a grandeza de Deus e para servir melhor aos irmãos e irmãs das nossas Igrejas.”

Compartilhe

Subir

2 Comentários »

2 Comentários »

  • Thiago Pereira disse:

    muito profunda a mensagem de abertura da assembleia, isso é como que um acordar para a vida e ao mesmo tempo acordar para uma igreja viva, que tem pastor e que escuta a voz dele tudo isso só é possível porque o pastor fala.

  • frein disse:

    achei muito equilibradas as palavras de Dom José Haring, meu confrade.


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Planilha de contribuição das paróquias e das áreas pastorais: outubro de 2017

Festa da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Santa Maria

“I Aviva Povo de Deus”

Paróquia Nossa Senhora das Graças e São Pedro na Praia da Tabuba, em Caucaia – CE.

Material que foi veiculado no Jornal JCTV na Rede Vida de Televisão


QR Code Business Card