Atualidades

Padres do Setor Juventude da CNBB apresentam novidades da Jornada Mundial da Juventude

A Semana Missionária será o diferencial do encontro que acontecerá no Brasil em relação às demais já ocorridas

Aconteceu na quarta-feira, 30 de maio, uma reunião de apresentação dos trabalhos prévios para a Jornada Mundial da Juventude, na sede do Regional Nordeste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. O encontro contou com a presença de Padre Toninho e Padre Sávio Ribeiro, ambos, da Comissão Pastoral para a Juventude da Cnbb.

Padre Toninho expôs aos representantes de expressões juvenis das 9 dioceses que compõem o Regional, documentos de estudo e orientações sobre o Dia Nacional da Juventude e a Campanha da Fraternidade que no próximo ano terá como tema Juventude e Fraternidade.

Ficou a cargo de padre Sávio apresentar a novidade da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro em 2013, em relação às demais já ocorridas. “A Jornada é composta pelas atividades na cidade sede, no caso, o Rio de Janeiro e, desde 1997, atividades que acontecem uma semana antes, chamada de pré-jornada. No Brasil, o diferencial será que, a pré-jornada passará a ser chamada de Semana Missionária”, contou.

O projeto da Semana Missionária foi elaborado pelas lideranças de movimentos de jovens no Brasil e apresentado ao Pontifício Conselho para os Leigos, organismo da Sé Romana responsável pelos encontros mundiais da juventude com o papa, e aprovado. “Este projeto também foi mostrado em uma reunião com representantes de 98 conferências episcopais, na Espanha. A ideia foi muito bem aceita e é grande a expectativa dos demais países em relação à JMJ no Brasil”, disse o sacerdote.

A Semana Missionária acontecerá nas 276 dioceses católicas do país. “Fé, solidariedade e cultura é o tripé inspirador das atividades que acontecerão de 16 a 20 de julho de 2013 que espera receber jovens oriundos de 193 países. Faz parte da programação evangelização de casa em casa, visita a presídios e hospitais, além da exposição da cultura local através de eventos culturais”, esclareceu Pe. Sávio.

O objetivo do evento não é simplesmente movimentar a fé. “Queremos, através da Jornada Mundial da Juventude promover a formação integral do jovem. Por isso faz parte da programação atividades voltadas para a cultura e o desenvolvimento. Já são muitos os grupos que se mobilizam para aprender uma nova língua, por exemplo”, exemplificou o padre.

O encontro também movimenta a economia e o turismo. Somente na arquidiocese de Fortaleza, pelo menos vinte mil jovens peregrinos são esperados. Na última Jornada Mundial da Juventude com o Papa, a Câmara do Comércio de Madrid e da Confederação de Empresários estimou em 160 milhões de euros o total arrecadado durante o encontro.

Em substituição a Dom José Luiz, hoje bispo em Pesqueira – PE, Dom Odeli Magri, da Diocese de Sobral, foi nomeado como bispo referencial para a juventude. O bispo esteve presente no encontro. “Avalio como positivo e proveitoso este treinamento. É a primeira reunião nesta função e percebi uma boa participação dos líderes. Esperamos que a partir de julho, data que será dada a largada para a Jornada Mundial da Juventude, todos possam se envolver ainda mais neste projeto”, disse.

Por  Vanderlúcio Souza  (Assessor de Imprensa da  Comunidade Católica Shalom)

Galeria de Fotos (por Janayna Gomes )

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”


QR Code Business Card