Atualidades

“O sacerdócio é escolha de Deus”, disse dom Walmor de Azevedo

01-a-capa400No segundo dia do Seminário Nacional sobre a Formação Presbiteral, terça-feira, 21, o arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor de Azevedo, apresentou o tema “O sacerdócio de Cristo segundo a Carta aos Hebreus”.

Dom Walmor citou as orientações do Documento de Aparecida, recordando que a Conferência continua sendo “um horizonte inspirador para a Igreja que devolve a condição honrosa de discípulo e discípula missionários de Jesus Cristo”. Também fazendo referência ao papa Francisco, o bispo destacou seu jeito simples e ativador. “Só o seu sorriso comunica uma beleza evangélica de simplicidade e acolhimento. Isso nos faz pensar muito na força interior que quando desabrocha, muda a nossa vida”, disse.

Sacerdócio ministerial

Na perspectiva da formação dos futuros padres, dom Walmor buscou na Carta aos Hebreus fundamentos para uma compreensão do sacerdócio ministerial a partir do sacerdócio de Cristo. “O processo de formação presbiteral está desafiado pelo esforço de recuperação e manutenção da dimensão essencial sacramental do sacerdócio”, explicou. Para ele, é necessário ter atenção aos riscos de formar presbíteros apenas administradores ou gestores. “A perda do essencial gera prejuízos sérios e compromete a qualidade do pastoreio”, ressaltou.

01-dom-walmor400O arcebispo apontou que a formação presbiteral precisa garantir o sentido principal, sendo a entrega à Cristo, a partir da vida espiritual e da fidelidade ao ministério, sem perder o sentido da simplicidade e da humildade. “O sacerdote é sempre vinculado ao povo, seu sacerdócio é solidariedade com os pecadores. O sacerdócio é escolha de Deus, nunca escolha de alguém que queira se colocar acima dos outros”, finalizou.

Fonte: CNBB

 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Planilha de contribuição das paróquias e das áreas pastorais: outubro de 2017

Festa da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Santa Maria

“I Aviva Povo de Deus”

Paróquia Nossa Senhora das Graças e São Pedro na Praia da Tabuba, em Caucaia – CE.

Material que foi veiculado no Jornal JCTV na Rede Vida de Televisão


QR Code Business Card