Atualidades

[NOTÍCIAS/Mundo] Papa nomeia Religiosa brasileira consultora para a Cúria Romana

por Rosinha Martins – CRB Nacional

 Luzia-400Trata-se de Irmã Luiza Premoli, 59, natural da diocese de São Mateus, no Espírito Santo,  Superiora Geral das Missionárias Combonianas, nomeada pelo Papa Francisco consultora da Congregação para a Evangelização dos Povos. O anúncio foi feito na Sala de Imprensa do Vaticano,  no sábado,13.

“Sinto uma gratidão profunda pela confiança que me foi dada. Esta nomeação não é reconhecimento da minha pessoa, mas o que represento neste momento. Também acho que a minha nomeação está na linha do desejo do Papa Francisco de ter mais mulheres nos dicastérios vaticanos”, afirmou.

Junto com Irmã Luiza foram nomeados outros Religiosos, a saber, Tarcisius Isao Kikuchi, svd, bispo de Niigata, Japão;  Dieudonné Nzapalainga, C.S.Sp., arcebispo de Bangui (República Centro-africana); Frei  Michael Anthony Perry, Ofm, Ministro Geral dos Frades Menores; padre Louis Lougen,omi, Superior Geral dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada.

O Papa nomeou, também, para esse Dicastério, dois brasileiros: dom  Celmo Lazzari, csi, natural de Garibaldi – RS, da Congregação dos Josefinos de Murialdo,  bispo titular de Muzuca e Vigário Apostólico de São Miguel de Sucumbios, Equador;  o arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, natural de São José do Rio Pardo- SP.

Sobre a Congregação para a Evangelização dos Povos

Com a Bula Inscrutabili Divinae, do dia 22 de junho de 1622, o Papa Gregório XV criava a Congregação, com o nome de: Propaganda Fide. Esta congregação tem uma tarefa especificamente missionária; de dar as diretrizes, promover a formação de missionários, dar impulso e prover o sustento daqueles que estão em terra de missão, através das Pontifícias Obras Missionárias. A Congregação até então estava assim constituída: 39 cardeais, 4 arcebispos, 4 bispos, 4 diretores nacionais de Pontifícias Obras Missionárias e 4 superiores gerais. Irmã Luiza Premoli é a primeira mulher, por enquanto, a fazer parte deste Dicastério.

A CRB Nacional  se alegra com Irmã Luiza Premoli e sua  Congregação,  e louva a Deus por sua nova missão a favor do Reino de Deus.

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”


QR Code Business Card