Atualidades

[NOTÍCIAS/CNBB] Colaboradores do Setor Universidades participam de Encontro

SetorUniversidades 270x147Cerca de 40 pessoas, entre acadêmicos, professores e pessoas comprometidas com a evangelização no meio universitário reuniram-se entre os dias 6 e 8 de fevereiro, na Casa de Retiros Santíssima Trindade, em Belo Horizonte (MG), para participar do 4º Encontro Nacional de Colaboradores do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 O encontro teve início com uma dinâmica de apresentação orientada pelos consultores Renato Lopes e sua esposa Inês Domingos Bastos, que frisaram a importância do contato real e do deixar-se perceber e conhecer pelo outro. Na sequência, todos participaram do Lucenário, conduzido pela Pastoral Universitária de Salvador (BA).

Na manhã do dia 7, as atividades foram coordenadas pelos professores Humberto Herrera, Luciano Santos e Renato Lopes, consultores do Setor Universidades. Os acadêmicos abordaram o documento “Educar hoje e amanhã: uma paixão que se renova”, da Congregação para a Educação Católica. O mesmo já havia sido previamente estudado pelos participantes, facilitando a abordagem, que foi feita em três eixos do saber: a espiritualidade, a reflexão (fé e razão) e a ação socioeducacional.

Para a assessora nacional do Setor Universidades da CNBB, irmã Eugênia Lhoris, os eixos apontados, ainda que sejam em três dimensões distintas, estão juntos e integrados. “Os professores nos provocaram para continuar avançando na direção de uma fé que seja mais integradora e de uma presença na universidade. Que nossa espiritualidade seja reflexiva e nos leve a um compromisso social que seja refletido para o bem comum”, disse.

Pela tarde, os colaboradores de cada região brasileira reuniram-se em salas distintas para fazer um estudo participativo do texto “Educar hoje e amanhã”. Na oportunidade, partilharam experiências, desafios e planejamentos a partir das realidades regionais e movimento pastorais.

No domingo, último dia, as atividades começaram com a celebração eucarística presidida pelo bispo referencial do Setor Universidades, dom Tarcísio Scaramussa, que abordou a importância da missão cristã no âmbito universitário. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, dom Joaquim Giovani Mol, também esteve na reunião.

Dom Mol fez uma avaliação positiva do encontro e afirmou que as atividades têm uma importante contribuição no planejamento de ações a serem desenvolvidas nos próximos anos. “Estamos olhando para aquilo que nós conseguimos construir, edificar durante quatro anos, para poder projetar outros quatro anos seguintes, concluindo um ciclo e abrindo outro”, explicou o bispo.

O estudo foi retomado no período vespertino e foram apresentadas as atividades a serem desenvolvidas no meio universitário em cada região. Também foi escolhido um representante por região para ser a ponte entre a assessoria nacional e as diversas iniciativas.

Por CNBB

 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Nota de repúdio dos bispos do Regional CNBB NE1-Ceará diante do escárnio público contra os símbolos sagrados

Em 2017, o Dia Mundial dos Pobres dia será celebrado em 19 de novembro.

Coleta da Campanha Missionária acontece neste final de semana no Brasil e no mundo

Reunião do Conselho Episcopal Regional (CONSER) Regional Nordeste 1 da CNBB – Ceará

Padre Antônio Niemiec é o novo secretário nacional da Pontifícia União Missionária


QR Code Business Card