Atualidades

[Notícias/CNBB] Cardeais visitam arquidiocese do Rio de Janeiro

cardeais rioCom a proposta de refletir sobre os desafios para unidade e paz nas grandes cidades, três cardeais iniciaram, no domingo, 23, visita pastoral à arquidiocese do Rio de Janeiro.

O arcebispo, cardeal Orani João Tempesta, recebe o presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, e o arcebispo de Barcelona, cardeal Lluís Martínez Sistach (foto da esq. à direita). A agenda de atividades prosseguirá até  5 de setembro.

Hoje, 24, o cardeal Lluís Sistach preside o Encontro de Bispos sob o tema “Pastoral das Grandes Cidades”, no Sumaré. O objetivo é dialogar sobre os trabalhos da Igreja em torno de desafios urbanos.

“Trata-se de um tema recorrente, porém, muito importante para ser colocado em pauta. Convidamos o cardeal Sistach para falar um pouco aos bispos de outras cidades do País sobre o que ele ouviu e discutiu com alguns especialistas da área, pensar soluções e também para trocarmos experiência”, explicou o cardeal Orani Tempesta.

Participam deste encontro o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sergio Rocha, e o arcebispo de Salvador (BA) e vice-presidente, dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.

Agenda de atividades

Na programação da visita, o cardeal Sistach conhecerá, também, os trabalhos da arquidiocese de São Paulo, além de ministrar conferências para bispos, sacerdotes, seminaristas, religiosos e leigos. Haverá, ainda, visitas à comunidade Beira Rio, que desenvolve trabalhos relacionados ao meio ambiente, e às capelas Nossa Senhora Aparecida, na favela Ficap e São João Batista. O cardeal presidirá missa na matriz Santa Rosa de Lima, com a presença de representantes de 150 movimentos de evangelização, como a catequese, catecumenato e círculo bíblico.

O presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, cardeal Peter Turkson, fará conferência aos leigos, consagrados e diáconos permanentes, no edifício João Paulo II.  No dia 1º de setembro, participará do Simpósio “Promoção da Cultura da Paz num mundo em conflito”, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

De 3 a 5 de setembro, o cardeal Kurt Koch terá encontro com comunidades judaica e cristã. No dia 4, realizará conferência no auditório do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil e participará de um momento de oração com denominações cristãs, na catedral anglicana.

CNBB com informações e foto da arquidiocese do Rio do Janeiro.

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”


QR Code Business Card