Atualidades

[NOTÍCIAS/Brasil] Eleições e Sínodo são temas discutidos pelo Consep, na manhã de hoje

000000consepsetembro400O Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) encontra-se em Brasília, nos dias 23 e 24 de setembro, para tratar de diferentes questões. Na manhã de hoje, foi falado sobre o Sínodo dos Bispos, que acontecerá de 5 a 19 de outubro próximo.

O arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, lembrou que este é o primeiro Sínodo do papa Francisco e, até então, o único que se desdobra em duas etapas, sendo a primeira em outubro deste ano e a segunda em 2015. Dom Damasceno explicou que este Sínodo tem uma metodologia mais participativa e recordou que entre os convidados brasileiros está o casal de leigos, de São José dos Campos (SP),  Arturo e Hermelinda Zamperline.

A Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos visa aprofundar o tema “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”. De acordo com o cardeal Damasceno, todas as intervenções deverão fazer referências ao instrumento de trabalho do Sínodo, publicado em março deste ano.

Também hoje, pela manhã, os bispos do Consep fizeram uma reflexão sobre as eleições 2014. Lembraram a mensagem da CNBB aprovada pela Assembleia dos Bispos do Brasil, em maio, “Pensando o Brasil”, e discutiram a conjuntura atual, a partir de uma apresentação feita pelo secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz, Pedro Gontijo.

No decorrer da reunião do Consep serão abordadas as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja (DGAE), que passam por um processo de avaliação e atualização, e a situação do Instituto Nacional de Pastoral, organismo vinculado à CNBB, diretamente ligado ao Secretariado Geral, que tem como função a reflexão e assessoria, que são levadas à cabo por meio de reuniões com teólogos, pastoralistas e outros especialistas, bem como seminários, promoção de pesquisas e publicações.

Fazem parte do Conselho Episcopal Pastoral a presidência da CNBB e os presidentes das doze comissões episcopais. Participam da reunião assessores das comissões e representantes das pastorais e organismos vinculados à CNBB.

Por CNBB

 

Compartilhe

Subir

1 Comentário »

1 Comentário »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Planilha de contribuição das paróquias e das áreas pastorais: outubro de 2017

Festa da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Santa Maria

“I Aviva Povo de Deus”

Paróquia Nossa Senhora das Graças e São Pedro na Praia da Tabuba, em Caucaia – CE.

Material que foi veiculado no Jornal JCTV na Rede Vida de Televisão


QR Code Business Card