Atualidades

[NOTÍCIAS/Brasil] Educadoras negras elaboram subsídio sobre “Educação Étnico-Racial”

GT Educadoras negras setembro2014 350x179Estudos, pesquisas, partilhas de vida, registros de experiências e sistematização do trabalho das Educadoras Negras da Pastoral Afro-Brasileira, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), possibilitaram a elaboração de um subsídio com informações e estratégias pedagógicas para valorizar a diversidade e compreender e superar o preconceito, a violência e a discriminação racial nas relações educacionais das escolas brasileiras.

 O texto é fruto do encontro do Grupo de Trabalho (GT) das Educadoras Negras da Pastoral Afro-Brasileira, ocorrido em Brasília (DF), entre os dias 24 e 27 de setembro. Este é o segundo subsídio e sugere o tema “Educação Étnico-Racial: alteridade, direitos humanos e violências”.

Acompanhadas pelo assessor da Pastoral Afro, padre Jurandyr Azevedo, as educadoras do Rio Grande do Sul, da Bahia, de São Paulo e de Minas Gerais, produziram textos que passaram por revisão e complementação, inclusive com materiais de especialistas na área.

Após as alterações, foi feita uma síntese do conteúdo, definindo os assuntos abordados. A futura publicação abordará as diversas formas de violências; as garantias legais em relação à superação do preconceito e da violência; direitos humanos, espaços educativos e os desafios da violência; pedagogia da alteridade: construção da cidadania plural; multiculturalismo e a cultura da diferença.

Estão previstos para 2015 dois encontros do GT. A Pastoral Afro-Brasileira faz parte da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

Fonte: CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Pedra rejeitada

56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

POM celebra 40 anos lançando vídeo institucional

Secretaria de Comunicação da Santa Sé fez cobertura total da 56ª Assembleia

No seu onomástico Papa dá sorvete aos mais necessitados


QR Code Business Card