Atualidades

[NOTÍCIAS/Brasil] Educadoras negras elaboram subsídio sobre “Educação Étnico-Racial”

GT Educadoras negras setembro2014 350x179Estudos, pesquisas, partilhas de vida, registros de experiências e sistematização do trabalho das Educadoras Negras da Pastoral Afro-Brasileira, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), possibilitaram a elaboração de um subsídio com informações e estratégias pedagógicas para valorizar a diversidade e compreender e superar o preconceito, a violência e a discriminação racial nas relações educacionais das escolas brasileiras.

 O texto é fruto do encontro do Grupo de Trabalho (GT) das Educadoras Negras da Pastoral Afro-Brasileira, ocorrido em Brasília (DF), entre os dias 24 e 27 de setembro. Este é o segundo subsídio e sugere o tema “Educação Étnico-Racial: alteridade, direitos humanos e violências”.

Acompanhadas pelo assessor da Pastoral Afro, padre Jurandyr Azevedo, as educadoras do Rio Grande do Sul, da Bahia, de São Paulo e de Minas Gerais, produziram textos que passaram por revisão e complementação, inclusive com materiais de especialistas na área.

Após as alterações, foi feita uma síntese do conteúdo, definindo os assuntos abordados. A futura publicação abordará as diversas formas de violências; as garantias legais em relação à superação do preconceito e da violência; direitos humanos, espaços educativos e os desafios da violência; pedagogia da alteridade: construção da cidadania plural; multiculturalismo e a cultura da diferença.

Estão previstos para 2015 dois encontros do GT. A Pastoral Afro-Brasileira faz parte da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

Fonte: CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Nota de repúdio dos bispos do Regional CNBB NE1-Ceará diante do escárnio público contra os símbolos sagrados

Em 2017, o Dia Mundial dos Pobres dia será celebrado em 19 de novembro.

Coleta da Campanha Missionária acontece neste final de semana no Brasil e no mundo

Reunião do Conselho Episcopal Regional (CONSER) Regional Nordeste 1 da CNBB – Ceará

Padre Antônio Niemiec é o novo secretário nacional da Pontifícia União Missionária


QR Code Business Card