Atualidades

[NOTÍCIAS/Brasil] Conselho Permanente da CNBB prepara a 53ª Assembleia Geral

conselho-cnbb-400“A tarefa principal desta reunião será a preparação da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)”, explicou o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, aos bispos do Conselho Permanente, que se encontram em Brasília, de 21 a 23 de outubro, na sede da instituição, em Brasília (DF).

A 53ª Assembleia Geral da CNBB será destinada à aprovação das diretrizes pastorais e às eleições da Presidência e dos presidentes das comissões episcopais da Conferência, para um mandato de quatro anos. A Assembleia ocorrerá de 15 a 24 de abril do próximo ano, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, em Aparecida (SP). Após aprovar a pauta  da Assembleia Eletiva, o Conselho Permanente designará as comissões e grupos de trabalho que prepararão o material a ser usado durante o evento.

Parte da reunião do Conselho Permanente será dedicada aos encaminhamentos da Assembleia Geral. Porém, outros assuntos estão em discussão, como a 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, a viagem da Presidência da CNBB a Roma, a Pastoral dos Pescadores, a Escola de Formação para Formadores, o Movimento dos Atingidos por Barragens, a criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica, entre outros. Hoje, 21, pela manhã, foram apresentadas as conclusões do Encontro da Rede Eclesial Pan-Amazônica e a análise de conjuntura nacional e internacional. Na parte da tarde, os bispos se reúnem com o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello.

Pan-Amazônia

A assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia apresentou aos bispos um vídeo sobre o Encontro da Rede Eclesial Pan-Amazônica, com as principais conclusões do evento. De acordo com dom Raymundo Damasceno Assis, durante visita da Presidência da CNBB ao papa Francisco, no final de setembro, foi entregue a carta de criação da Rede. “O papa ficou muito feliz com esta iniciativa e com o trabalho que está sendo feito pela Igreja no Brasil na Amazônia”.  Dom Damasceno disse que, na oportunidade, agradeceu a ajuda que a Santa Sé está sempre dando à região amazônica.

A Rede Eclesial Pan-Amazônica foi criada durante encontro ocorrido de 9 a 12 de setembro, em Brasília, do qual participaram lideranças de onze países. A Rede tem como objetivos unir forças, criar caminhos de diálogo, cooperação e articulação entre todos os atores eclesiais presentes na região.

Conjuntura

Na segunda sessão da manhã, o secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Pedro Gontijo, fez uma exposição da conjuntura internacional e nacional.  Entre os assuntos discutidos estavam: as manifestações por democracia em Hong Kong; a epidemia do vírus ebola; a reeleição de Evo Morales, na Bolívia; a situação da Argentina, o crescimento econômico do Brasil com relação às demais economias mundiais; as eleições 2014.

O Conselho Permanente da CNBB é o órgão de orientação e acompanhamento da atuação da CNBB e dos organismos a ela vinculados. É também eletivo e deliberativo.

Fazem parte do Conselho Permanente a Presidência da CNBB, os presidentes das comissões episcopais e os membros eleitos dos Conselhos Episcopais Regionais da entidade. Também participam da reunião assessores e representantes das instituições vinculadas à Conferência.

 Por CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Nota de repúdio dos bispos do Regional CNBB NE1-Ceará diante do escárnio público contra os símbolos sagrados

Em 2017, o Dia Mundial dos Pobres dia será celebrado em 19 de novembro.

Coleta da Campanha Missionária acontece neste final de semana no Brasil e no mundo

Reunião do Conselho Episcopal Regional (CONSER) Regional Nordeste 1 da CNBB – Ceará

Padre Antônio Niemiec é o novo secretário nacional da Pontifícia União Missionária


QR Code Business Card