Atualidades

[NOTÍCIAS/Brasil] Bispos referenciais da Pastoral Afro-Brasileira reúnem-se em Brasília

bisposOs bispos negros e referenciais da Pastoral Afro-Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniram-se na sede da entidade, em Brasília (DF), nos dias 24 e 25 de novembro. O objetivo do encontro foi o de avaliar ações do ano de 2014 e preparar atividades para o próximo ano.

 Estiveram presentes no encontro os bispos de Paranaguá (PR) e referencial da Pastoral Afro-Brasileira da CNBB, dom João Alves dos Santos; de Tocantinópolis, dom Giovane Pereira de Melo; de Guarapuava (PR), dom Antônio Wagner da Silva; de Oeiras (PI), dom Juarez Sousa da Silva; de São Mateus (ES), dom Zanoni Demettino Castro; e os bispos eméritos de Jataí (GO), dom Aloísio Hilário de Pinho; e da Paraíba (PB), dom José Maria Pires. Os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz da CNBB, padre Ari Antônio dos Reis, e da Pastoral Afro-Brasileira, padre Jurandyr Araújo, também participaram.

De acordo com dom Zanoni Castro a reunião foi uma ocasião para refletir sobre a vida, o ministério e questões pertinentes à Pastoral Afro-Brasileira. “Foi um momento de partilha, convivência e reflexão”, disse.

No encontro foi possível perceber as ações afirmativas em relação à Pastoral Afro-Brasileira, também resolver questões importantes da Pastoral de forma prospectiva para 2015 e 2016. Para dom Antônio Wagner, a atuação do bispo negro contra a discriminação acontece quando há a consciência da presença e do papel do negro. “A consciência da negritude e de seus valores na Igreja e na sociedade nos faz anunciadores da igualdade racial, da força e da luta contra a discriminação, que prejudica e acaba com o verdadeiro relacionamento dentro da sociedade”, sublinhou.

“A partir deste encontro, nós continuamos conscientemente esse trabalho, promovendo a Pastoral Afro, promovendo o imã que é o Instituto Mariama, onde padres, bispos e diáconos negros reúnem-se refletindo sobre a caminhada da presença da negritude da Igreja e da sociedade”, explicou dom Antônio.

De acordo com o assessor da Pastoral Afro-Brasileira, padre Jurandyr Araújo, há uma expectativa de que o encontro aconteça anualmente para melhor acompanhamento e articulação de vários grupos da Pastoral.

Por CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Simpósio Ecumênico: “Iniciação à vida Cristã e Ecumenismo” tem inscrições abertas

Assembleia de avaliação e planejamento da Região Episcopal São Pedro e São Paulo

Assembleia da Região Episcopal Nossa Senhora dos Prazeres

Comunidade Católica Corpo Místico de Cristo realiza Congresso Mariano

Paróquia Sagrada Família em Ocara realizou Retiro com Agentes Pastorais


QR Code Business Card