Atualidades

[Notícias/Arquidiocese] Jovens protagonizam preparação para Festa dos Arcanjos

Festa dos arcanjosA tradicional Festa dos Arcanjos, que está em sua nona edição em Fortaleza, será realizada no próximo dia 29 de setembro no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). Em preparação para o evento, foi realizado o Cerco de Jericó, composto por missas durante sete quintas-feiras. A última missa em preparação para a Festa ocorreu na última quinta-feira, 17, no Shalom da Paz (rua Maria Tomásia, 72). A organização é da Comunidade Católica Shalom.

O espaço do Shalom da Paz ficou pequeno para a multidão que compareceu durante o Cerco de Jericó. A maior parte do público deste ano foi de jovens. O missionário da Comunidade Shalom, Padre Antonio Furtado, explicou que o tema da Festa neste ano, que está contido em 2Cr 26-32 fala de um jovem, o rei Ezequias, que resolveu romper com o pecado dos seus antepassados e iniciar um novo tempo no reino de Judá. “Os jovens atentamente participaram com suas bíblias e cadernos para o estudo bíblico ministrado na homilia”, conta.

“Essa preparação com o Cerco de Jericó é um meio para que os fiéis aproveitem e vivam a Festa dos Arcanjos que acontecerá dia 29 de setembro no CEU”, explicou. A Festa dos Arcanjos 2015 tem como tema “Com ele está um braço de carne, mas conosco está o Senhor”, contido em 2 Cr 32,8. A programação conta com terço da misericórdia às 15h, shows com Gabriela Carvalho, cantora católica de Brasília, e Batista Lima. A santa missa pelos enfermos será às 19h.

Preparação

Anualmente, é feito o trabalho de preparação para a Festa dos Arcanjos por meio do Cerco de Jericó. “Todo um trabalho de evangelização está sendo feito em preparação para a Festa dos Arcanjos. Estaremos consagrando a cidade e o estado do Ceará a Deus através de São Miguel Arcanjo”, destacou padre Antonio.

Serão disponibilizadas 10 mil cadeiras, mas a expectativa é ter um número de pessoas muito superior. Já há presenças confirmadas de várias caravanas do interior de cidades como Pacajus, Horizonte, Icó, Brejo Santo, Marco, Maranguape, Caucaia, Aquiraz e outras que estão confirmando presença.

Sobre a Festa dos Arcanjos

Festa dos Arcanjos é uma celebração da Igreja Católica que une a devoção a São Miguel, São Gabriel e São Rafael e na qual os fiéis invocam a proteção dos anjos. Após o Concílio Vaticano II, os Santos Arcanjos passaram a ser celebrados no dia 29 de setembro.

A devoção aos arcanjos é antiga. No século VI já se celebrava a festa de São Miguel Arcanjo. No século IX, a Igreja instituiu a Missa em louvor dos Santos Anjos. No século XVI, o culto aos anjos já se estendia a toda a cristandade. Em 1670, o Papa Clemente X aprovou a festa universal dos Santos Anjos da Guarda para o dia 2 de outubro.

Cada um dos arcanjos tem um papel fundamental na história da salvação. Gabriel (Emissário do Senhor) é o Arcanjo da anunciação. Ele anunciou a Zacarias o nascimento de seu filho João Batista, que mais tarde se tornou o precursor de Jesus Cristo. Foi também ele que levou à Virgem Maria a notícia de que seria a mãe do Salvador. Suas intervenções na história da humanidade são retratadas nos Evangelhos.

Rafael (Deus Cura) é retratado no livro de Tobias na bíblia. Ele acompanha o jovem Tobias em uma longa viagem e intervém na cura de Tobit, pai do jovem, e de Sara, que se torna esposa do rapaz. Ele é o arcanjo da cura e o protetor das famílias. Miguel (Quem como Deus?) aparece no livro do Apocalipse combatendo e vencendo Lúcifer, que se revolta contra Deus e se torna Satanás (opositor). Papa Pio XII declarou São Miguel o protetor contra o ataque infernal.

Serviço

Festa dos Arcanjos 2015

Início: 15h

Local: Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU (Av. Alberto Craveiro, 2222, Dias Macedo).

Atrações: Gabriela Carvalho e Batista Lima

Entrada Gratuita.

Por Teresa Fernandes, Comunidade Católica Shalom – Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”


QR Code Business Card