Atualidades

[NOTÍCIAS/ArqFor] Santa de devoção do papa Francisco recebe missa votiva mensal no Carmelo de Fortaleza todo dia primeiro

missacarmeloO Carmelo de Fortaleza anuncia que todo dia primeiro de cada vez haverá a “Missa das Rosas”, celebração votiva à Santa Teresinha do Menino Jesus, ao meio dia. A primeira missa será realizada nesta segunda-feira e a madre superiora, Maria Bernadete, pede aos fiéis que levem rosas para serem abençoadas na celebração.

O culto em honra à Santa Teresinha tem se tornado cada vez mais popular na Igreja. Papa Francisco é um fervoroso devoto da religiosa carmelita. Na sua viagem ao Brasil, o pontífice revelou que era um livro da santa que ele trazia dentro de sua inseparável valise preta de viagens.

Padre Evaristo Marcos, doutor em Teologia e Diretor Acadêmico da Faculdade Católica de Fortaleza – FCF, é devoto de santa Teresinha desde a adolescência e comemora a novidade promovida pelo Carmelo de Fortaleza. “O Carmelo ter criado uma missa das rosas mensal, todo dia primeiro de cada mês no próprio Carmelo me deixou muito feliz. Será um momento especial de oração na própria casa de Santa Teresinha junto com nossas irmãs carmelitas. Ela prometeu mandar uma chuva de rosas sobre a terra, e muita gente, inclusive eu, já tive concretamente está experiência de sua intercessão! Será um momento no mês muito especial!”.

A rosa como ‘sinal’ de intercessão de Santa Terezinha

Uma tradição que acompanha a devoção à santa diz que ganhar uma rosa é sinal da intercessão de Santa Terezinha pelo fiel. Durante a Vigília de oração pela paz na Síria, realizada na Praça São Pedro em 7 de setembro,  o Papa Francisco recebeu de presente uma rosa branca, ficou muito contente,  ele contou para o Arcebispo de Ancona, Dom Edoardo Menichelli e deixou que Dom Edoardo espalhasse a notícia. “O Papa me disse que ficou surpreso quando, passeando nos Jardins Vaticanos no domingo, 8 de setembro, recebeu de um jardineiro uma rosa branca, recém-colhida.Uma flor que ele considera como um ‘sinal’, uma ‘mensagem’ de Santa Teresinha, ao quem havia se dirigido preocupado, no dia anterior pedindo a intercessão”, disse o bispo.

A devoção do santo padre à santa vem desde os tempos de cardeal. Certa vez em uma entrevista ele confessou: “Quando tenho um problema, peço à santa Teresinha, não para resolvê-lo, mas para pegá-lo na mão e ajudar-me a aceitá-lo, ecomo sinal, recebo quase sempre uma rosa branca”.

Teresinha, a pequena grande santa da Igreja

Teresinha do Menino Jesus é uma das quatro santas doutoras da Igreja. Deixou na instituição o legado da Pequena Via, um caminho espiritual de santidade pautado na vivência das pequenas coisas do cotidiano com amor e por amor a Deus. Morreu aos 24 anos como monja enclausurada. Seu grande desejo era ser missionária, percorrer a terra para anunciar a Boa Nova, mesmo estando em uma cela do Carmelo.O desejo de Teresinha tornou- se realidade, ela foi declarada pela Igreja padroeira das missões.Em 2008, uma relíquia de primeiro grau da santa (pedaço de seu osso) foi levada ao espaço pelo astronauta Ron Garon. Assim, durante 14 dias, a relíquia de Santa Teresinha percorreu mais de 9 mil quilômetros no espaço, ao redor da Terra, a uma velocidade de 27.291 km/h.

Por Vanderlúcio Souza– Seminarista da Arquidicoese de Fortaleza

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 8,16-18

Liturgia Diária: Evangelho – Mt 20,1-16a

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 8,4-15

Visita Pastoral na Paróquia de Nossa Senhora da Penha, Maranguape

II Romaria Bíblica e encontro sobre contabilidade na Região São Pedro e São Paulo


QR Code Business Card