Atualidades

[NOTÍCIAS/ArqFor] Faculdade Católica de Fortaleza realiza Curso de complementação para Diáconos Permanentes

IMAGEM---Curso-complementarA Escola Diaconal da Arquidiocese de Fortaleza consiste na equipe responsável pela formação, acompanhamento e discernimento vocacional dos candidatos ao Diaconato Permanente, tendo como Chanceler dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, e seu diretor, Pe. Luís Fernando Martins Cabral, MSC, e demais membros que compõem a equipe.

Por necessidade e pedido de dom José Antonio, a Faculdade Católica de Fortaleza – FCF realizará, pela primeira vez, o Curso de complementação da Escola Diaconal. Trata-se de uma etapa importante no processo de formação do Diaconato Permanente, quer da Arquidiocese de Fortaleza, quer das demais Dioceses do Ceará. O Curso será composto por oito (8) Módulos a serem realizados em datas diversas. O Primeiro Módulo está previsto para os finais de semana: 10 e 11, 24 e 25 de abril, Sexta (18h às 21h) e Sábado (08h às 12h / 14h às 17h), na FCF.

A Faculdade Católica de Fortaleza espera, através do Curso Complementar, colaborar eficazmente para que brote da vida do Diácono Permanente “um testemunho evangélico e impulso missionário para que sejam apóstolos em suas famílias, em seus trabalhos, em suas comunidades e nas novas fronteiras da missão” (DAp 208).

Carga Horária: 20h/a. – VALORES: R$ 175,00 (Cada Módulo)

Inscrições na Secretaria da FCF: Rua Tenente Benévolo, 201, Centro, Fortaleza / CE, de 07h às 13h / 15h às 20h).

Coordenação do Curso: Departamento da Graduação em Teologia – FCF.

Mais informações: (85) 3453.2150

Ou escreva para: catolicafort@catolicadefortaleza.edu.br

Por: Marcos de Aquino Setor Comunicação FCF.

Compartilhe

Subir

4 Comentários »

4 Comentários »

  • Francisco Aquino disse:

    Acho muito importante o Diaconato Permanente, desde o Concílio, quando aconteceu o seu retorno, porém não há muitos Diáconos em nossa Arquidiocese, parabéns ao Sr.Arcebispo por incentivar o 1º grau da ordem sagrada, mais acho que essa vocação ainda está muito sem divulgação nas comunidades, o que poderia ser de grande motivação para as famílias e para a Igreja!

  • Juarez Suares disse:

    O que é mesmo o Diaconato? Poderiam me explicar, ele é como um Padre, mais porque esse nome?

    • Wanderlan disse:

      Juarez, o diácono não é padre. Entenda: o sacerdócio ministerial é dividido em três graus:
      diaconato, prespiterato e episcopado, que é a plenitude do sacerdócio. Esses são os ministérios ditos "ordenados" na Igreja. A Igreja católica de rito romano tem admitido ao diaconato permanente homens pastoralmente dedicados, formados em teologia e de comportamento ilibado. Aos outros , que desejam os outros graus do sacerdócio, são ordenados "diáconos transitórios" , pois permanecem nessa condição apenas algum tempo, normalmente entre seis meses e um ano.

    • Jose Dantas disse:

      Oi Juarez: eu vou tentar explicar para você, meu irmão, o que é um Diácono Permanente. Ele é alguém com vocação para o serviço da Palavra de Deus dentro da Comunidade Católica. Para ser Diácono exige-se diversos requisitos, entre eles, que seja um homem casado, que seja formado em Teologia, e que dê testemunho cristão e que a Comunidade Católica reconheça nele uma pessoa voltada para o Serviço da Palavra e vivência da Caridade entre os irmãos. Ser Diácono requer Ordenação pelo Bispo local, e assim o Diácono passa a fazer parte da Igreja, não como leigo, mas como membro da ordem da Igreja. E o seu exercício no altar, se cinge à função própria de servir, de proclamar o Evangelho, e de convidar os fiéis para o abraço da paz. Como Cristão Ordenado, ele pode batizar, assistir casamento, entre outras funções eclesiais. Ressalto que Diaconia não é coisa nova. Este serviço surgiu lá nas primeiras comunidades cristãs, no entanto, dentro do Concilio Vaticano II recebeu um pequeno impulso. Felicidades.


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Liturgia Diária: Evangelho – Mt 9,9-13

Festa na paróquia de São Francisco de Assis, Jacarecanga

Soberania nacional é o eixo central da análise de conjuntura apresentada aos bispos Consep

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 7,31-35

Papa Francisco anuncia duas novas nomeações na manhã desta quarta-feira, 20


QR Code Business Card