Atualidades

[NOTÍCIAS] Conselho Pastoral dos Pescadores participa de protesto na Comunidade do Batoque

batoque400Pescadores e Pescadoras da Reserva Extrativista do Batoque interditaram na manhã de hoje [7] a estrada da comunidade em protesto contra o descaso do Poder Público Federal, Estadual e Municipal devido as péssimas condições que a principal via de acesso se encontra.

A comunidade está em protesto pela melhoria da estrada repudiando as grandes perdas que a comunidade vem sofrendo devido às péssimas condições de tráfego em que se encontra sua principal via de acesso. O acesso está comprometido devido as fortes chuvas. O problema vem se agravando, pois a estrada carroçável está em péssimas condições de trafego.

Batoque foi declarado em 2003 como Reserva Extrativista sendo a primeira do Ceará devido ao seu grande processo de luta contra a especulação imobiliária e organização comunitária e tem buscado garantir qualidade de vida aos moradores da RESEX conjuntamente com outras Instituições como Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais – MPP, Articulação Nacional das Pescadoras – ANP, Conselho Pastoral dos Pescadores – CPP CE entre outros parceiros. Batoque está situado no município de Aquiraz, a 55 km de Fortaleza, possui belas paisagens naturais, e um modo de vida e saberes tradicionais.

Moradores afirmam que devido o descaso dos poderes públicos em Esfera Federal, Estadual e Municipal.

Os problemas são:

Falta de segurança, pois os moradores precisam reduzir velocidade ao desviar de buracos o que tem propiciado assaltos;

Danificação de veículos que precisam transitar diariamente fazendo transporte dos moradores da comunidade a outras localidades, acarretando sérios prejuízos aos proprietários que utilizam seus veículos como instrumento de trabalho;

Impossibilidade em socorrer pessoas com problemas graves de saúde que precisam chegar com brevidade ao Hospital mais próximo;

Constantes acidentes devido aos buracos, e lagoas de lamas escorregadias que se formam com as chuvas;

Diminuição do fluxo turístico nas barracas de praia e prejuízos aos comerciantes e barraqueiros pois as vendas caíram e muitos estão ficando endividados sem perspectiva de retorno proveniente da venda de seus produtos da pesca, da agricultura entre outros.

Nesse sentido, cansados de tanta morosidade e falta de atenção por parte dos referidos órgãos, resolvemos manifestar nosso repúdio a essa situação de abandono a uma comunidade que tem um histórico de luta com tão grande reconhecimento pela defesa de seu território e de seus moradores filhos da terra que buscam assegurar o direito de viver com dignidade e respeito ao seu modo de ser tradicional.

Diante disso, as lideranças reivindicam em caráter de urgência:

Reforma da Estrada (operação para melhorar as vias de acesso, discutida e realizada com acompanhamento das lideranças comunitárias),

Agilidade no Processo Nº 2013 – 056174/ TEC/LP da SEMACE – Projeto de Pavimentação da Estrada do Batoque convocando SEMACE, ICMBIO, IBAMA, DNIT, SECRETARIA DE TURISMO ESTADO e MUNICÍPIO para informações mais precisas e encaminhamentos para construção da estrada.

Reunião com Representantes da Secretaria de Infra – Estrutura, Turismo com poder de deliberação para apresentação das demandas prioritárias da comunidade para turismo comunitário.

CONTATOS:

Maria Odete – (85) 88343219

Aldenia Lourenço – (85) 87578481

Nonato Nascimento – (85) 9610.9720 / 8564.5124.

Por Pastoral dos Pescadores do Regional Nordeste I.

Compartilhe

Subir

1 Comentário »

1 Comentário »

  • Karol Silva disse:

    "Se é pra ir pra luta…Eu vou!
    Se é pra tá presente…Eu tô!
    Pois na vida da gente o que vale é o amor!
    Zé Vicente!
    Parabéns ao Povo de Luta da Comunidade do Batoque!


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

“Magnum Principium” do Papa Francisco

Material em preparação ao Simpósio Arquidiocesano no Ano Mariano

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 7,11-17

Perdão, dom e graça

Convite e Programação Festa de São Vicente de Paulo


QR Code Business Card