Atualidades

[Notícia] Animação das Campanhas na Arquidiocese de Fortaleza

 Campanhas da Igreja Católica em Ação

Na Arquidiocese de Fortaleza, o início do Ano Litúrgico é marcado entre as Equipes de Campanhas, pela apresentação, divulgação e estudo das Campanhas: Campanha para Evangelização, que se realiza da festa de Cristo Rei ao 3º domingo do Advento e da Campanha da Fraternidade, que se realiza mais intensamente durante o período quaresmal, mas se estende por todo o ano.

Estas atividades fortes que envolvem toda a Igreja no Brasil, portanto todas as paróquias, são oportunidades de crescimento espiritual, conversão e ação evangelijá_2014comunitária que ajudam os cristãos a viverem o verdadeiro seguimento de Cristo através de atitudes, serviços, oferenda e partilha, através do gesto concreto da  Coleta, e ações evangelizadoras na busca de transformar situações injustas e de promover vida à luz do Projeto de Deus para a humanidade.

Como veem, é um convite que desperta todos para dar sentido ao Natal, fazendo a festa, presentes e luzes serem consequência da luta pela dignidade dos filhos e filhas de Deus, gerando um humilde agradecimento pelo amor do Pai que quer a felicidade de todos. Após o período quaresmal de oração, penitência e caridade encaminhamo-nos  para a Páscoa, na certeza de que podemos fazer ressurgir, com a glória de Jesus ressuscitado, os irmãos e irmãs que sofrem por injustiça e exclusão.

Para concretizar tudo isto, a Equipe Arquidiocesana de Campanhas organizou o Encontro Arquidiocesano de Formação com o objetivo de apresentar as linhas gerais da Campanha para Evangelização 2014 e da Campanha da Fraternidade do ano 2015, seguindo orientações da CNBB no texto base de cada uma delas.

A Campanha para Evangelização estimula a promoção de iniciativas em favor da paz e a realização de debates e aprofundamento da questão da violência, já tão grave em nosso meio, atingindo todas as camadas sociais e grupos humanos. Tem como lema: Cristo é nossa paz (Ef 2,14). Paz é um tema bem apropriado para se trabalhar no Advento, enquanto se espera a vinda do Salvador e se aguarda luzes para se prosseguir nos caminhos da paz (Lc 1,79).

A Campanha da Fraternidade, convida a uma retomada dos ensinamentos da Concílio Vaticano II, no intuito de ajudar os cristãos a serem a Igreja que desejam como coerência evangélica: atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana como diz bem o texto base(CF/2015). Seu tema é: Fraternidade: Igreja e Sociedade e o lema: Eu vim para servir (Mc 10,45). Essa Campanha tem reflexões gerais bem sintonizadas com as intuições de renovação da Igreja, trazidas pelo Concílio, hoje necessitando de revitalização e reforço, para que os cristãos assumam verdadeiramente sua missão de ser “sal, fermento e luz” e colaborem na construção do Reino de Deus. Os temas das duas Campanhas são atuais e necessários para a sociedade.

O encontro arquidiocesano de preparação promovido pela equipe de Campanhas foi animado e organizado por voluntários de algumas paróquias, gerando muito entusiasmo com o hino e as reflexões feitas ao longo do dia. Contou com a participação de 120 pessoas envolvidas ou interessadas pelas Campanhas. Todas as Regiões Episcopais estavam representadas  num total de 45 paróquias, o que constitui apenas um terço das paróquias e áreas pastorais da arquidiocese.

Temos esperança na semeadura e nos frutos. Que os participantes movimentem e articulem as Campanhas, em seus respectivos espaços evangelizadores, desde a divulgação, estudo e lançamento, até a realização, coleta e permanência por todo ano.

O encontro contou com a assessoria de Pe. Almir Magalhães, diretor da Faculdade Católica de Fortaleza, de Fernando Paixão, teólogo e professor da Escola Pastoral Catequética – ESPAC e de membros da Equipe Arquidiocesana de Campanhas.

Os subsídios já estão à venda no Regional Nordeste 1 da CNBB, nas livrarias católicas e no site da CNBB. O material estudado no encontro de formação está no site da Arquidiocese e as pessoas interessadas podem dispor e bem aproveitá-lo.

A Equipe, em tempo de Jubileu Centenário e Ano da Caridade, agradece a contribuição de cada um que participou e vai fazer crescer a ação evangelizadora nestes “novos tempos”, por meio das Campanhas.

Maria Elenise Mesquita, pela Equipe de Campanhas.

 

Campanha para a Evangelização 2014:

 

 Campanha da Fraternidade 2015:

  1. VER – Pe. Antônio Almir Magalhães
  2. JULGAR – Prof. Fernando de Paixão
  3. AGIR – Haydee Morais, Hilda Chavante Hissa e Silvelânia

Informações (85) 3388-8701 com Rosélia e Hilda

 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”


QR Code Business Card