Atualidades

Jubileu: Albergue da Caritas terá Porta Santa da Caridade

Cidade do Vaticano (RV) –  Entre as tantas novidades deste Jubileu da Misericórdia, está a abertura da Porta Santa da Caridade no Albergue da Caritas na Via Marsala, centro de Roma. A porta foi projetada pelo artista Padre Marko Ivan Rupnik e será descerrada no dia 10 de dezembro pelo Cardeal Vigário Agostino Vallini, junto com a inauguração do Albergue Don Luigi Di Liegro e o Refeitório “São João Paulo II”. O Papa Francisco atravessará  a Porta na tarde do dia 18.

As duas estruturas de acolhida da Caritas diocesana reabrirão após os trabalhos de reforma iniciados em 2010. A cerimônia de inauguração contará com a presença, entre outros, do Secretário Geral da Conferência Episcopal Italiana, Dom Nunzio Galantino.

O Albergue “Don Luigi Di Liegro” foi aberto oficialmente em 2 de junho de 1987, numa iniciativa do então Diretor da Caritas, a quem agora é dedicado, em um imóvel colocado à disposição pela Ferrovia do Estado e desde o início funciona em parceria com a Prefeitura de Roma.  Pensado como local confortável e acolhedor para hospedar pessoa sem-teto por um breve período, conta com o apoio de profissionais de diversas áreas, agentes sociais e voluntários. “Desde 1987 – explica a Caritas de Roma – mais de 11 mil sem-teto encontraram abrigo temporário no Albergue, 188 a cada noite, que além da assistência imediata, uma cama, banho, refeição, roupa limpa, encontraram pessoas dispostas em ouvi-los, em responder a seu pedido de ajuda, em dar uma palavra de conforto e, quando possível, encontrar para eles  um local permanente”.

Ligado ao Albergue está o refeitório, que a cada noite serve mais de 500 refeições à pessoas em dificuldades e que são encaminhados pelos centros de acolhida paroquiais e pelos serviços municipais. Em 2010, foram iniciados importantes reformas  no local, com a ampliação de espaços para uma melhor acolhida, além de poder oferecer novos serviços de socialização e para o voluntariado. (JE)

(fonte; Site Rádio Vaticano)

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Presidente da CNBB reflete sobre tema da CF 2018

Ordenação Presbiteral do Diácono Rodrigo Alves de Oliveira Arruda, SCJ

Carta da Articulação das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza acerca da chacina das Cajazeiras e a violência crescente em nossa cidade, estado, país

Voltados ao mistério

Mensagem do Papa para a Quaresma 2018


QR Code Business Card