Atualidades

Bento XVI anuncia demissão

Home > Audiências e Angelus > 11/02/2013 12:01:02

 

Bento XVI anuncia demissão

 

papa-bento

Cidade do Vaticano (RV) – Bento XVI anunciou esta segunda-feira que se demitirá no dia 28 de fevereiro. Eis o texto integral do anúncio:

Caríssimos Irmãos,

convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste acto, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.
Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.

Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.

BENEDICTUS PP XVI

 

Compartilhe

Subir

6 Comentários »

6 Comentários »

  • ANTONIA MIGUEL disse:

    QUE DEUS O ABENÇOE SANTO PADRE E LHE DÊ FORÇA E CORAGEM PARA CONTINUAR REZANDO POR TODA A IGREJA, QUE COM CERTEZA TODOS NÓS VAMOS SENTIR SAUDADES DA SUA BONDADE E MEIGUICE!!!

  • Valdenir disse:

    Sua Santidade não pediu "demissão",mas renunciou ao ministério Petrino, ou seja o Papa reconheceu-se incapaz(por motivo de saúde desgastada) de continuar exercendo o ministério de Sumo Pontífice. Demissão se pede quando exerce-se uma função e não um ministério.Na Igreja nenhum ministro é demitido e sim resignatário ou emérito.

  • diogo paiva marques disse:

    fiquei muito triste com essa noticia e pelo santo padre se encontrar a sim desejo a ele toda a felicidade e paz

  • Domingos Oliveira disse:

    Não entendo do assunto, mas parece que não se trata de demissão, mas de renúncia (para mim, não são a mesma coisa). Quanto à renúncia de Sua Santidade, como o próprio Papa afirmou, é um ato grave, porém, consciente, livre e natural e, como tal, deve ser respeitado.

  • Moisés Furtado disse:

    No primeiro momento, pensei tratar-se de uma brincadeira, após ver na mídia televisiva, fiquei muito triste por perdermos uma grande voz em defesa do autentico cristianismo e das tradições da nossa Igreja. Vamos rezar pela sua superação deste momento de fragilidade e pelo destino da nossa amada Igreja.

  • Talmaturgo Abreu disse:

    Q o santo padre Bento XVI possa ser canal da graça de Deus sempre,mesmo não estando mais na catedra de São pedro,q ele com sua interceção possa obter de Deus a graça de iluminar desde agora a igreja e seu sucessor pra q possa dar continuidade aos projetos por ele deixados e q possam vir outros projetos pra glória de Deus e o bem da santa madre igreja


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Saiba o que irá mudar na mídia vaticana

Rede Cearense realiza 16º Feirão de Socioeconomia Solidária

Presidente da CNBB recebe organizadores de ato contra a reforma da Previdência

Criaturas novas de Deus

Nossa Senhora de Guadalupe


QR Code Business Card