Atualidades

Mostra em Roma expõe documentos inéditos sobre o Concílio Vaticano II

O Concílio Ecumênico Vaticano II e a Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Este é o tema da mostra (Sanctus Paulus extramoenia et Concilium Oecumenicum Vaticanum II) que será aberta na próxima quarta-feira, 25 de janeiro, na Pinacoteca desta Basílica, onde em 25 de janeiro de 1959 o Concílio foi anunciado pelo Papa João XXIII.

Nesse mesmo dia, Bento XVI presidirá nesta Basílica a celebração ecumênica das vésperas, na conclusão da Semana de Oração pela Unidas dos Cristãos, no dia da festa da conversão de São Paulo.

 “Justamente para recordar os 53 anos daquele dia 25 de janeiro, decidiu-se dar uma contribuição substanciosa para reviver a essência e a atualidade do Concílio no local onde ele foi anunciado”, explicou o Cardeal Francesco Monterisi, Arcipreste da Basílica.

 A mostra permanecerá aberta até o encerramento do Ano da Fé (que tem início em outubro de 2012 e vai até novembro de 2013), como suporte à decisão do papa de celebrar os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, no espírito da carta apostólica Porta fidei de 11 de outubro passado.

 Na mostra, serão expostos textos autógrafos dos discursos preparados por João XXIII para o anúncio do Concílio e para a sua abertura, em 11 de outubro de 1962, na Basílica Vaticana. Será exposto também o “passaporte de serviço para o exterior” concedido em 1963 a Karol Wojtyła — com a assinatura do então Substituto da Secretaria de Estado, Angelo Dell’Acqua —, que permitiu ao futuro Papa de participar do Concílio. Naqueles anos, o governo polonês chegou a negar o passaporte ao Primaz da Polônia, Cardeal Stefan Wyszyński.

Também poderão ser apreciados moedas, medalhas e selos daquele período, assim como paramentos e objetos litúrgicos. Já a Rádio Vaticano forneceu o áudio para a realização de um vídeo de cerca de 15 minutos com imagens de João XXIII e dos participantes do Concílio.

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”


QR Code Business Card