Atualidades

Missa com dom Cláudio Hummes abre a Convenção Shalom 30 anos

A celebração aconteceu na Basílica de são João de Latrão e marcou o início da Convenção internacional.

Na quarta-feira, 09, na Basílica de São João de Latrão, em Roma, foi realizada a missa de abertura da Convenção Shalom 30 anos. A celebração foi presidida pelo Dom Frei Cláudio Cardeal Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero, que já foi Arcebispo de Fortaleza e o responsável pela aprovação dos Estatutos da Comunidade Católica Shalom em nível Diocesano na Páscoa de 1998.

A Celebração marca, além da abertura da Convenção Shalom 30 anos, o rito das promessas definitivas dos membros da Comunidade Shalom que moram no exterior. O início foi às 19h30minh (horário de Roma), sendo acompanhada ao vivo por mais de 700 internautas através de transmissão via stream de vídeo e pela Rádio Shalom 690 AM a partir das 14:30h (horário de Brasília). A missa repercutiu no microblog twitter, colocando a hastag #Shalom30Anos entre os três assuntos mais comentados no Brasil, sendo por alguns minutos o primeiro termo no Trending Topics.

Na homilia, Dom Cláudio ressaltou a importância da Comunidade Católica Shalom ir à Igreja-mãe para celebrar seus 30 anos, fazendo-o lembrar de São Francisco (ano 1200), que foi com seus 12 seguidores pedir a aprovação de sua vivência comunitária ao Papa Inocêncio III, que aprovou pela inspiração de Deus, que o revelara a importância daquele novo movimento que renovaria a forma de viver o Evangelho.

Da mesma forma a Igreja acolhe a Comunidade Católica Shalom, assim como acolhe as Novas Comunidades e novos movimentos que colaboram para a renovação da Igreja. “São a resposta evangelizadora para o mundo de hoje” – ressalta, lembrando palavras do Beato João Paulo II.

Dom Cláudio ainda aponta para a necessidade da vivência em comunhão com a Igreja e os bispos locais, sendo verdadeira renovação, proporcionando unidade e crescimento. “É necessário viver como santos”, se dirigindo ao Evangelho, onde Jesus anuncia: “Eu sou a videira e vocês são os ramos” (Jo 15, 5). O celebrante conclui com seus desejos, como Igreja, para a comunidade e aos consagrados: “Sejam firmes e perseverantes em seu carisma, vão em busca. Não fiquem esperando, ide!”, proclamou.

A celebração prosseguiu com o Rito das Promessas definitivas através do qual os consagrados no Carisma Shalom selaram suas promessas definitivas na vocação.

Na palavra do Fundador e Moderador Geral da Comunidade Shalom Moysés Azevedo aos que fizeram as promessas definitivas disse que estes “na força do sacramento do batismo dar um sim definitivo e incondicional. Uma oferta total e sem volta da vida de vocês em favor da missão que o Senhor nos confiou”.

Moysés ainda falou que em um mundo que perde a noção do definitivo porque não consegue mais olhar para a eternidade suplicava ao Senhor que cada um dos presentes fossem como “janelas da eternidade” para os homens e mulheres dos dias de hoje.

O missionário reinaudi que faleceu há vinte dias foi também lembrado na fala do Fundador. “ Ele [Reinaudi] testemunha no céu que vale a pena uma vida doada, ofertada com alegria e felicidade. Com brilho nos olhos. Portemos no nosso olhar a alegria de quem corresponde à escolha definitiva de Deus em nossas vidas”, disse. A Dom Cláudio dirigiu uma palavra: “O senhor faz parte de nossa história. O senhor nos acolheu com o coração de pai, pastor e protetor. Deu-nos o reconhecimento diocesano, estava ao nosso lado no reconhecimento pontifício e hoje estar conosco nos nossos trinta anos e no recebimento de nossos estatutos definitivos. Muito obrigado”, agradeceu.

Estão presentes em Roma o fundador Moysés Azevedo, a cofundora Emmir Nogueira, o conselho geral da comunidade, e cerca de 1000 irmãos das diversas missões do Brasil e do exterior, como também padre. Rafhael Silva Maciel da Arquidiocese de Fortaleza.

História do Shalom 

A Comunidade Católica Shalom surgiu do encontro do  jovem, Moysés Louro de Azevedo Filho com o então papa João Paulo II. Por ocasião do X Congresso Eucarístico, realizado em Fortaleza, Moysés foi convidado por seu arcebispo, cardeal Aloisio Lorscheider para oferecer um presente ao papa em nome da juventude cearense na missa do dia 9 de julho de 1980, que foi realizada no estádio Plácido Castelo (Castelão).

Moysés escreveu uma carta que foi dada ao papa na apresentação das oferendas da missa. Nela, o jovem expressou seu desejo de consumir sua vida pela evangelização dos jovens, em especial, os mais distantes da Igreja e do amor de Deus.

Exatos dois anos após aquele encontro com o papa foi  inaugurada a lanchonete Shalom com o objetivo de atrair os jovens que não aceitariam um convite para participar de uma missa ou retiro, mas facilmente visitariam uma lanchonete. E foi assim, entre um sanduiche e outro que a inspiração Divina foi se concretizando.

A lanchonete foi montada por um grupo  de jovens tendo Moysés à frente da empreitada. No dia 9 de julho de 1982 foi inaugurada em meio a grande festa, contando com a presença e bênção do Cardeal Lorscheider.

O espaço, além da lanchonete contava com livraria e área para a celebração de  missas e salas onde eram realizados grupos de oração. Deste modo, jovens e também famílias tornaram-se assíduos participantes da Obra que começava a atrair a alguns para uma entrega maior de vida.

A lanchonete cresceu. Percebeu-se que o empreendimento era apenas um pretexto Divino para atrair pessoas que estavam distantes da Igreja e do amor de Deus. Surgiam os primeiros traços de uma vocação que encontrou sua concretização na Comunidade que brotou a partir da entrega de  homens e mulheres que optaram livremente em doar suas vidas, de diversas formas, para o anúncio do Evangelho.

Nada foi programado. A Comunidade foi  sendo forjada  em meio a um silêncio fecundo. Exteriormente era movida por sua missão, a de evangelizar o homem de hoje. O anúncio de Cristo, o Ressuscitado que passou pela Cruz  era o seu fundamento, embora a compreensão teológica e  cristológica na época não foi ainda clarificada.

De Fortaleza a Comunidade partiu para fundar diversas missões, sempre a pedido dos senhores bispos. Foi para região metropolitana, outras Dioceses do Ceará, algumas arquidioceses do país e hoje conta com casas além fronteiras na Europa, em outros países da América do Sul e no Continente Africano.

Hoje a Comunidade Católica Shalom conta com 3.650 missionários distribuídos em 50 cidades no Brasil e em 25 cidades no exterior. Desenvolve trabalhos em diversas frentes. Na área da promoção da dignidade humana atua em cinco projetos que visam atender pessoas em situação de vulnerabilidade e drogadição. Em 2011 estes projetos atenderam a oito mil pessoas.

Na artes, promove grandes espetáculos que já foram levados em turnê, além do Brasil,  para a Europa e América do Norte. Em Fortaleza, promove no mês da férias o Festival  Halleluya, uma integração de artes, solidariedade e esportes radicais. Em sua última edição reuniu um público estimado em 970 mil pessoas durante cinco dias de atividades.

Também atua no campo da educação, formação humana, espiritual e doutrinária. Possui trabalho específico para jovens, famílias, crianças e profissionais liberais. Promove acampamento de férias, congressos, fóruns, seminários e mantém uma estrutura de formação e acompanhamento de grupos de oração onde mantém uma casa missionária.

Na Comunicação mantém uma revista em circulação há 25 anos; um portal de notícias e formação; perfis nas principais redes sociais; um portal de comunicação interna e três emissoras de rádio sendo uma em Aracaju (SE), outra em Pacajus, a 50 km de Fortaleza e uma Fortaleza, a Shalom 690 AM que é segundo lugar absoluto em audiência. Em diversas missões existem programas da Comunidade em emissoras locais.

Na televisão, possui programa diário em Canal secular e retransmissão da missa dos jovens. Sempre é convidada a se fazer presente em programas jornalísticos e de entretenimento.

Reconhecimento Pontifício

Em 2007 a Comunidade Católica Shalom recebeu do Pontifício Conselho para os Leigos o Reconhecimento Pontifício como Associação Internacional Privada de Fieis no período ad experimentum de cinco anos.

Em 2012, por ocasião de seus trinta anos e encerramento do período ad experimentum, a Comunidade realiza em Roma a Convenção Shalom 30 anos ocasião em que receberá do Pontifício Conselho para os Leigos os Estatutos definitivos da Associação.

Uma série de atividades estão programadas para marcar a data, tanto em Roma quanto no Brasil.

MISSA DE ABERTURA DO CONGRESSO INTERNACIONAL e APRESENTAÇÃO DOS ESTATUTOS DEFINITIVOS

11/05 – Sexta-feira

NOITE

– Presidente da celebração: Cardeal Stanislaw Rylko

– Horário: 14:30h

– Local: Basílica S. João de Latrão

NOITE COM JOÃO PAULO II

– Pregação: Pe. François-Marie Léthel

– Veneração das Relíquias de João Paulo II

– Horário: 15:30 às 17:30h

– Local: Basílica S. João de Latrão

 Links de transmissão: http://www.livestream.com/comshalom

Mais informações: http://comshalom.org/blog/30anos/

Notícia envida pela  Assessoria de Imprensa da Comunidade Shalom – Vanderlúcio Souza Tel.:(85) 3308.7451 ou (85) 8172.3283

Compartilhe

Subir

2 Comentários »

2 Comentários »

  • Rejane Vieira disse:

    Paz e bem a todos. É com grande alegria que leio estas informações e glorifico a Deus pelas minhas filhas Thais e Beatriz fazerem parte dessa comunidade de amor e fé. Parabens, shalom!!!

  • Voc. Gerdonnys disse:

    Shalom! Fico muito feliz que o Carisma desses missionários tenham alcançado os seus Objetivos!!!


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Crianças, adolescentes e adultos se reúnem para formação em Fortaleza

Conduzidos pela mão de Deus

Nota de repúdio dos bispos do Regional CNBB NE1-Ceará diante do escárnio público contra os símbolos sagrados

Em 2017, o Dia Mundial dos Pobres dia será celebrado em 19 de novembro.

Coleta da Campanha Missionária acontece neste final de semana no Brasil e no mundo


QR Code Business Card