Atualidades

Leitura Orante: 5º Domingo da Quaresma: Evangelho de Jo 11,1-45

5º Domingo da Quaresma: Evangelho de Jo 11,1-45
02/04/2017
Tema: “A ressurreição de Lázaro”

Invocação ao Espírito Santo
Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar. O que devo dizer. Como devo dizê-lo. O que devo calar. O que devo escrever. Como devo agir. O que devo fazer. Para obter a Vossa glória, o bem do mundo e minha própria santificação. Amém.

Leitura: (Verdade)- O que diz o texto?
 Proclamação da Palavra na Bíblia – Jo 11,1-45 (Observe pessoas, palavras, relações, lugares)

Passos da Leitura Orante

Meditação: (Caminho) O que o texto diz para nós, hoje?
Para João que escreve seu evangelho aos cristãos muitos anos após a Páscoa, a morte não pode passar de um momento difícil, uma passagem, um sono: “‘O nosso amigo Lázaro dorme. Mas eu vou acordá-lo’” (Jo 11,11). Além disso, a morte não pode ter a última palavra sobre a vida: “Jesus disse a Marta: ‘Teu irmão ressuscitará’” (Jo 11,23). Então Jesus disse: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá’” (Jo 11,25). Para João, o que aconteceu com Jesus, acontece também conosco. Por causa dele, a ressurreição nos é prometida; ela torna-se a nossa realidade cristã.

O texto nos fala que Jesus Cristo é o Deus da vida e que, ao mesmo tempo, se sensibiliza com a dor humana.

Jesus que é, ao mesmo tempo, humano e divino: humano em seu encontro com Maria, e divino no seu encontro com Marta. Os dois são inseparáveis; os dois nos dizem o que nos tornamos desde a primeira manhã da Páscoa. Que grandeza e que dignidade possuímos no Cristo ressuscitado!

Os bispos, em Aparecida, disseram: “Na história do amor trinitário, Jesus de Nazaré, homem como nós e Deus conosco, morto e ressuscitado, nos é dado como Caminho, Verdade e Vida. No encontro de fé com o inaudito realismo de sua Encarnação, podemos ouvir, ver com nossos olhos, contemplar e tocar com nossas mãos a Palavra de vida (cf. 1 Jo 1,1), experimentamos que “o próprio Deus vai atrás da ovelha perdida, a humanidade doente e extraviada. Quando em suas parábolas Jesus fala do pastor que vai atrás da ovelha desgarrada, da mulher que procura a dracma, do pai que sai ao encontro de seu filho pródigo e abraça-o, não se trata só de meras palavras, mas da explicação de seu próprio ser e agir.Esta prova definitiva de amor tem o caráter de um esvaziamento radical, porque Cristo “se humilhou a si mesmo fazendo-se obediente até a morte e morte de cruz” (Fl 2,8). ” (DAp 242).

Oração: (Vida) O que o texto nos faz dizer a Deus?
Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai a minha fé. Jesus Mestre, libertai-me de todo mal, de toda injustiça, egoísmo e falta de diálogo. Jesus Caminho, tornai-me imagem e semelhança, como o Pai que está no céu. Jesus Verdade, que eu seja vossa luz para o mundo. Jesus Caminho, que eu saiba estender a mão a todos aqueles que eu encontrar em meu caminho. Jesus Vida, que minha presença testemunhe partilha, solidariedade, alegria, consolo e felicidade a todos. Amém

Contemplação: (Vida/ Missão) – Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Quero hoje viver com o olhar solidário de Jesus? E descobrir motivações de vida nova? Quando sou Marta e Maria na construção do Reino de Deus?

Bênção Bíblica
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
(Nm 6,24-27

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Seminário discute agenda pelo desencarceramento com coordenador da Pastoral Carcerária Nacional

Festa  da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Conjunto Nova Metrópole, Caucaia

Região Episcopal São José realiza encontro do Conselho de Pastoral

Missa de Sétimo Dia do Monsenhor Antônio Souto Ribeiro da Silva.

Papa Santa Marta: fazer-se pequeno para ouvir a voz do Senhor

QR Code Business Card