Atualidades

Lançamento do Livro PSIQUIATRIA – OUTROS OLHARES

Acontecerá dia 20 de junho, das 19h às 21h, na Livraria Cultura, no Shopping Varanda Cavalcante (localizada na Avenida Dom Luís, 1010 – Lojas 8, 9 e 10 – Meireles) em Fortaleza – CE, o lançamento do Livro PSIQUIATRIA – OUTROS OLHARES de autoria do Dr. Prof. Antônio Mourão Cavalcante.

Quem é Antonio Mourão Cavalcante?

“O autor, conheço desde a nossa adolescência. Fincamos colega de turma na Medicina, quando. Iniciei meus estudos aqui em Fortaleza, antes do exílio. (Alemanha). O prof. Mourão fez doutorado em psiquiatria na Bélgica e doutorado em Antropologia em Lyon, França. Depois retornou a Fortaleza onde logo se tornou professor titular de Psiquiatria, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em nosso Estado, ele é muito conhecido como psiquiatra,  como comentarista e como articulista. No Brasil, ele é muito respeitado por outros livros, inclusive, um inusitado sobre o Ciúme Patológico. O prof. Mourão é, desde o início da sua rica carreira clínica e de pesquisador, um adepto de abordagens inovadoras da psiquiatria. Ao início dedicou-se à abordagem da saúde mental da família, atendendo apelo antropológico e ao mesmo tempo o de saúde mental em si. Daí exsurge, que em Mourão, psiquiatria só se realiza, no contexto antropológico, pois mente só se desenvolve e se realiza no e do ambiente antropológico. Aqui, fala-se, com muita propriedade, quando se refere ao ganho de uma ‘visão mais ampla do homem’. E, realmente, o prof. Mourão inovou com essa visão ampla do homem na psiquiatria, inclusive, sempre partindo do fato e do ato antropológico. Aqui morre a tal ‘psiquiatria tradicional’, para se preocupar com o homem no seu contexto sócio-cultural.

Por último, o autor vem se dedicando ao novo método já adotado em toda Fortaleza e implantado por ele do chamado CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que é um sistema de atendimento ambulatorial de todos os pacientes psiquiátricos, inclusive do dependente químico.

Eu recomendo o livro pois o leitor ganha uma nova visão da psiquiatria, quebrando paradigmas nesse setor.”

(Acelino Pontes, filósofo).

Informações: (85) 9131-8076 ou (85) 3242-6365 – Dr. Prof. Antônio Mourão

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Simpósio Ecumênico: “Iniciação à vida Cristã e Ecumenismo” tem inscrições abertas

Assembleia de avaliação e planejamento da Região Episcopal São Pedro e São Paulo

Assembleia da Região Episcopal Nossa Senhora dos Prazeres

Comunidade Católica Corpo Místico de Cristo realiza Congresso Mariano

Paróquia Sagrada Família em Ocara realizou Retiro com Agentes Pastorais


QR Code Business Card