Atualidades

Lançamento do Livro PSIQUIATRIA – OUTROS OLHARES

Acontecerá dia 20 de junho, das 19h às 21h, na Livraria Cultura, no Shopping Varanda Cavalcante (localizada na Avenida Dom Luís, 1010 – Lojas 8, 9 e 10 – Meireles) em Fortaleza – CE, o lançamento do Livro PSIQUIATRIA – OUTROS OLHARES de autoria do Dr. Prof. Antônio Mourão Cavalcante.

Quem é Antonio Mourão Cavalcante?

“O autor, conheço desde a nossa adolescência. Fincamos colega de turma na Medicina, quando. Iniciei meus estudos aqui em Fortaleza, antes do exílio. (Alemanha). O prof. Mourão fez doutorado em psiquiatria na Bélgica e doutorado em Antropologia em Lyon, França. Depois retornou a Fortaleza onde logo se tornou professor titular de Psiquiatria, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em nosso Estado, ele é muito conhecido como psiquiatra,  como comentarista e como articulista. No Brasil, ele é muito respeitado por outros livros, inclusive, um inusitado sobre o Ciúme Patológico. O prof. Mourão é, desde o início da sua rica carreira clínica e de pesquisador, um adepto de abordagens inovadoras da psiquiatria. Ao início dedicou-se à abordagem da saúde mental da família, atendendo apelo antropológico e ao mesmo tempo o de saúde mental em si. Daí exsurge, que em Mourão, psiquiatria só se realiza, no contexto antropológico, pois mente só se desenvolve e se realiza no e do ambiente antropológico. Aqui, fala-se, com muita propriedade, quando se refere ao ganho de uma ‘visão mais ampla do homem’. E, realmente, o prof. Mourão inovou com essa visão ampla do homem na psiquiatria, inclusive, sempre partindo do fato e do ato antropológico. Aqui morre a tal ‘psiquiatria tradicional’, para se preocupar com o homem no seu contexto sócio-cultural.

Por último, o autor vem se dedicando ao novo método já adotado em toda Fortaleza e implantado por ele do chamado CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que é um sistema de atendimento ambulatorial de todos os pacientes psiquiátricos, inclusive do dependente químico.

Eu recomendo o livro pois o leitor ganha uma nova visão da psiquiatria, quebrando paradigmas nesse setor.”

(Acelino Pontes, filósofo).

Informações: (85) 9131-8076 ou (85) 3242-6365 – Dr. Prof. Antônio Mourão

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Pastoral Carcerária lança relatório sobre restrição ao atendimento religioso nas prisões

Dia de jejum e oração pela paz na paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Praia do Futuro

Aniversário de 62 Anos da legião de Maria no Ceará

Nota de esclarecimento sobre a utilização de recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS)

Irmã Gabriela Pinna. “Não se resolve a violência com a prisão”


QR Code Business Card