Atualidades

Início das inscrições da Jornada Mundial da Juventude será em julho

A página oficial da Jornada Mundial da Juventude 2013, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), informa que as inscrições para o evento terão início no mês de julho deste ano através do portal oficial www.rio2013.com disponível em português e outros idiomas. O setor de comunicações da próxima JMJ informa, em nota oficial publicada neste fim de semana, que o Rio já está se organizando para receber os milhares de peregrinos de todas as partes do mundo que desejam participar “deste sonho do coração de Deus”.

As inscrições poderão ser feitas a partir de julho de 2012, um ano antes da Jornada, exclusivamente através do portal oficial, tanto em sua versão em português, como nas outras línguas em que já se encontram disponível. Membros do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ advertem também que este será o único meio oficial de inscrições e que não há nem haverá, outro portal ou entidade autorizados a inscrever jovens peregrinos para o evento com o papa no Brasil.

Segundo a irmã Maria Shaiane Machado, diretora do Setor de Inscrições, “todo peregrino que vem à jornada precisa fazer sua inscrição. O Setor de Inscrições é a porta de entrada à JMJ Rio 2013, é a partir dele que a JMJ acolhe a todos e dá as boas vindas”.

Faltando pouco mais de um ano para a Jornada, o Setor de Inscrições já está trabalhando intensamente para que a partir de julho de 2012, os peregrinos de todo o mundo possam se inscrever. Sobre a quantidade estimada de inscritos para o evento, a irmã Shaiane ressaltou: “Não falamos muito em números, porque toda Jornada é uma surpresa, mas, baseando em dados de outras jornadas, prevemos 800 a 900 mil inscritos através do nosso portal”, ressaltou a religiosa.

Os jovens farão sua inscrição em grupos, tendo no máximo 50 peregrinos. Os grupos com um número superior a esta cifra deverão dividir-se em grupos de até 50 pessoas e no momento da inscrição, fazer a vinculação entre eles. Os valores e as datas exatas para as inscrições ainda não foram definidos. Os pacotes para os peregrinos deverão ser semelhantes aos das jornadas anteriores, com variações de preços para as alternativas que podem incluir: kit peregrino, alimentação, hospedagem e transporte.

“O Rio espera você de braços abertos. Venha participar desse grande evento e mostrar a força da juventude de todo o mundo!”, alentam os membros da Organização da JMJ Rio 2013.

Mobilização

Os jovens da Papua Nova Guiné estão entusiasmados e prontos para participar da Jornada Mundial da Juventude. “Muito dependerá deles, de como cuidarão de sua formação e o tempo de preparação”, declarou à Agência Fides o padre Shanthi Puthussery, coordenador nacional da Pastoral Juvenil de Papua Nova Guineé. Ele recorda que a participação dos jovens na JMJ teve início com a edição de Sidney em 2008. Depois, alguns foram também a Madri, na Espanha, em 2011. Para muitos dos participantes, foi realmente uma experiência significativa, sobretudo para sua vida espiritual no caminho de fé. Mas, afirma o sacerdote, “havia alguns pontos fracos: algumas dioceses na realidade não tinham selecionado e preparado bem os jovens”.

Por isso, hoje é importante “cuidar da formação, da preparação e da seleção de jovens engajados e motivados. A JMJ é uma peregrinação de fé para aqueles que já estão envolvidos na vida da Igreja local e em caminho espiritual pessoal”.

A Pastoral juvenil difundiu nas dioceses e centros juvenis católicos de Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão um livreto que “permitirá aos jovens iniciar a ler a Escritura, em especial o Evangelho de Mateus, com uma introdução sobre a Eucaristia, e a história da Igreja local desde o período em que foi instituída pelos missionários”.

Outro livreto é intitulado “A transmissão da Fé”, sobre os atuais obstáculos em transmitir a fé cristã de uma geração a outra. “Um texto pensado para o apostolado dos leigos, mas que se aplica perfeitamente aos jovens”, declarou padre Puthussery.

Por CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

“Magnum Principium” do Papa Francisco

Material em preparação ao Simpósio Arquidiocesano no Ano Mariano

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 7,11-17

Perdão, dom e graça

Convite e Programação Festa de São Vicente de Paulo


QR Code Business Card