Atualidades

Igreja lamenta morte do Presidente da Guiné-Bissau

Bissau (RV) – A morte do Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, gera novas preocupações num país marcado pela instabilidade política.

O Presidente guineense tinha 64 anos e estava internado no hospital militar de Val-de-Grâce, em Paris, desde o final de novembro do ano passado. Não foi divulgada a doença de que padecia, mas há indicações de que sofria de diabetes e de problemas cardíacos.

Já com Sanhá ausente, em 26 de dezembro passado, ocorreu em Bissau uma ação militar contra a sede do Estado Maior e duas outras unidades, que culminou com a detenção do chefe da Armada, Bubo Na Tchuto. Um membro das forças de segurança foi morto e outros três ficaram feridos. O Governo qualificou o sucedido de “tentativa de golpe de Estado”.

Também em dezembro, a embaixada dos Estados Unidos em Dacar, no Senegal, chegou a alertar os cidadãos norte-americanos na Guiné-Bissau para “um potencial aumento da instabilidade política” devido às notícias sobre o estado de saúde de Sanhá. Redes internacionais de narcotráfico têm aproveitado a fragilidade do Governo da Guiné-Bissau e a corrupção para transformar o país numa plataforma de tráfico de cocaína da América Latina para a Europa.

A presidência interina deve, segundo a Constituição, ser assumida por Raimundo Pereira, presidente da Assembleia Nacional. As eleições presidenciais devem realizar-se no prazo de 90 dias.

O Governo decretou sete dias de luto nacional. As autoridades aguardam pela chegada do corpo, proveniente de Paris, para proceder à cerimônia fúnebre.

A Igreja Católica no país lamentou a morte do Presidente, e espera que esta perda seja vivida de maneira positiva, como oportunidade de renovação. A Rádio Vaticano entrevistou o Bispo Auxiliar de Bissau, Dom José Lampra Cá.

Fonte: Rádio Vaticano

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”


QR Code Business Card