Atualidades

Francisco: “Desenvolvimento sim, mas sem destruir o que é de Deus”

Cidade do Vaticano (RV) – Na homilia da missa inaugural de seu pontificado, o Papa Francisco reiterou o exemplo de São Francisco de Assis de respeitar todas as criaturas de Deus e o ambiente em que vivem. Lançando um apelo aos governantes e a todas as pessoas para que cuidem do meio ambiente, o Papa pediu a defesa dos mais fracos da sociedade, alertando que o caminho contrário leva à morte e à destruição. Em outras palavras: Desenvolvimento sim, mas sem destruir o que é de Deus.

Dirigindo-se a cerca de 200 mil pessoas e a muitos dignitários estrangeiros reunidos na Praça de São Pedro, o Papa argentino salientou a mensagem que tem sido constante: que a missão da Igreja é defender os pobres e os desprivilegiados.

O Papa disse que sempre que os seres humanos deixam de cuidar do meio ambiente ou uns dos outros, “abre-se o caminho para a destruição, e os corações se endurecem. Tragicamente, em cada período da história, há os herodes que tramam a morte, causam a destruição e deturpam o semblante de homens e mulheres”.

Papa Francisco não fala de situações abstratas: a dicotomia meio-ambiente/trabalho, este relacionado sempre à dignidade, é concreta e se verifica em muitas partes do mundo de hoje. Um caso é o da cidade italiana de Taranto, onde os riscos à saúde provocados pela produção siderúrgica criam uma situação de impasse. O Arcebispo, Dom Filippo Santoro, reitera a ideia do Pontífice de que o lucro não pode ser visto como uma prioridade, e lança idéias alternativas de produção, onde emprego, produtividade e respeito à natureza caminham juntos. Ouça, clicando acima.

 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Na celebração do I Dia Mundial dos Pobres Arquidiocese lança a 9ª Festa da Vida

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018


QR Code Business Card