Atualidades

[Mundo/NOTÍCIA] Capital angolana acolhe Encontro dos Bispos Lusófonos

Pela primeira vez, o Encontro dos Bispos Lusófonos realiza-se em Luanda, Angola. Desde o dia 21 de julho, bispos das conferências episcopais de países de língua portuguesa estão reunidos na capital do país africano. lusófonos_1

Estão presentes representantes de Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Brasil e Portugal. Representam o episcopado brasileiro o arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, e o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral, dom Leonardo Steiner. Também participa o brasileiro dom Pedro Zili, que é bispo de Báfata, em Guiné Bissau.

O evento acontece a cada três anos e tem como objetivos proporcionar experiências de comunhão entre as Igrejas Lusófonas e estreitar a comunhão eclesial, formando uma linha pastoral única nos oito países que constituem Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Além da apresentação e reflexão sobre a realidade católica e social de cada país lusófono, os bispos têm a oportunidade de encontrar com autoridades angolanas e conviver com as comunidades locais.

O presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidiu a missa de abertura e o debate sobre “O papel da Igreja junto do mundo econômico”. No evento, foram tratados outros temas como “O papel transformador do Evangelho na sociedade – à luz da Exortação Apostólica Evangelli Gaudium” e “O papel da Igreja junto dos mais pobres e do mundo político”.

O Encontro dos Bispos Lusófonos prosseguirá até segunda-feira, 28 de julho.

(fonte: CNBB)

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Nossa Senhora de Guadalupe

Editorial – dezembro 2017: “Campanha para a Evangelização”

Agenda do Arcebispo: Janeiro 2018

Decretos e Provisões – novembro 2017

Boletim Igreja no Brasil – CNBB – n. 266


QR Code Business Card