Atualidades

Dom Sérgio Braschi relata viagem ao Haiti

O bispo de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, dom Sérgio Braschi, fez um breve relato dos trabalhos da Comissão e apresentou os detalhes da viagem de três dias ao Haiti quando acompanhou a última missionária enviada para a missão.

Foram apresentadas, num vídeo, as tendas improvisadas para a moradia da população depois do terremoto de 2010. Em meio a muitos gestos de solidariedade, foi apresentado o projeto de missão da CNBB e CRB no Haiti. Várias religiosas dão testemunho da fome e da miséria que assola o país. O projeto é administrado pelo COMINA e valoriza o protagonismo dos próprios haitianos. As religiosas que estão em Porto Príncipe dão testemunho das necessidades, principalmente a fome que ainda pesa sobre parte da população.

Também mostraram a “Missão Belém” que se realiza na maior favela da capital do Haiti e é mantida pela arquidiocese de São Paulo. Dom Sérgio conversou com as crianças da favela e disse que mesmo que exista muita precariedade, há muita vivacidade e alegria. Nessa missão, estão presentes missionários consagrados que já foram dependentes químicos. Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, também visitou a missão e deu seu testemunho sobre a caminhada do trabalho realizado.

Dom Sérgio falou com o bispo auxiliar de Porto Príncipe e visitou as ruínas da catedral e o local onde doutora Zilda Arns faleceu. Próximo desse lugar, numa paróquia, dom Sérgio viu uma pintura de Nossa Senhora olhando para Jesus ao lado da cruz há poucos metros de onde morreram tantas pessoas: “o olhar de Maria sobre um povo sofrido”. O bispo de Ponta Grossa também visitou os militares brasileiros e, com eles, celebrou a eucaristia.

Por: CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Visitas Pastorais: uma missão episcopal

São Lucas Evangelista

Papa Francisco nomeia novo bispo para a diocese de Montenegro, no Rio Grande do Sul

18.10.2017 – Audiência Geral

Católica de Fortaleza discute futuro da Religião em Simpósio


QR Code Business Card