Atualidades

Dom Leonardo conversa com assessores sobre a visita da presidência da CNBB ao papa Francisco

scan400O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, falou aos assessores das Comissões Episcopais, reunidos nos dias 7 e 8 de outubro, na sede da CNBB, em Brasília, sobre a visita da presidência da CNBB ao Vaticano e às instituições internacionais que ajudam a Igreja no Brasil.

Dom Leonardo recordou a insistência do papa com relação à formação dos presbíteros e dos leigos. Ressaltou que outra preocupação do pontífice se refere à presença da Igreja na Amazônia. Segundo o bispo, o papa disse que a Igreja precisa permanecer presente na região.

Conforme o secretário geral, ainda no encontro com Francisco, a presidência da CNBB o convidou para as comemorações dos 80 anos do Pio Brasileiro, em abril do próximo ano. O Colégio acolhe padres diocesanos brasileiros para estudo de pós-graduação na Itália.

Sobre às instituições que ajudam a Igreja no Brasil, como a Adveniat, Misereor, Kirche in Not, entre outras, dom Leonardo explicou que foi realizada uma visita de trabalho, de debate e decisões. O bispo afirmou que há o desejo recíproco de continuar com essa relação de apoio.

Encontro do GA

Na reunião do Grupo de Assessores (GA), houve um momento de estudo dedicado à Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium. Nas demais sessões do encontro, o grupo fez uma análise dos planos diocesanos dos regionais da CNBB. “É nossa contribuição para a avaliação das novas diretrizes”, explicou o subsecretário de pastoral, padre Chico Wloch.

A metodologia de análise dos planos diocesanos seguiu alguns critérios como baseados na apresentação da realidade local; dos desafios para a missão; das cinco urgências pastoral das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja (DGAE); dos objetivos de acordo com os da DGAE. Foram analisados, ainda, os programas e projetos, ou seja, o plano operacional e as exigências estratégicas, com base no diálogo, anúncio, serviço e testemunho.

As observações serão contempladas 2014, na reunião ampliada do Conselho Episcopal Pastoral, durante o qual haverá um seminário especial sobre as DGAE.

Fonte: CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Alto Alegre realiza Festejo

Equipe da 5º Urgência da Região Nossa Senhora da Conceição promove encontro sobre Reforma Trabalhista

Alto do Moinho, em Canindé realiza festejo a seu Padroeiro

São Luís Gonzaga

Muticom de Férias acontecerá em Maranguape (CE)


QR Code Business Card