Atualidades

Dom Leonardo conversa com assessores sobre a visita da presidência da CNBB ao papa Francisco

scan400O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, falou aos assessores das Comissões Episcopais, reunidos nos dias 7 e 8 de outubro, na sede da CNBB, em Brasília, sobre a visita da presidência da CNBB ao Vaticano e às instituições internacionais que ajudam a Igreja no Brasil.

Dom Leonardo recordou a insistência do papa com relação à formação dos presbíteros e dos leigos. Ressaltou que outra preocupação do pontífice se refere à presença da Igreja na Amazônia. Segundo o bispo, o papa disse que a Igreja precisa permanecer presente na região.

Conforme o secretário geral, ainda no encontro com Francisco, a presidência da CNBB o convidou para as comemorações dos 80 anos do Pio Brasileiro, em abril do próximo ano. O Colégio acolhe padres diocesanos brasileiros para estudo de pós-graduação na Itália.

Sobre às instituições que ajudam a Igreja no Brasil, como a Adveniat, Misereor, Kirche in Not, entre outras, dom Leonardo explicou que foi realizada uma visita de trabalho, de debate e decisões. O bispo afirmou que há o desejo recíproco de continuar com essa relação de apoio.

Encontro do GA

Na reunião do Grupo de Assessores (GA), houve um momento de estudo dedicado à Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium. Nas demais sessões do encontro, o grupo fez uma análise dos planos diocesanos dos regionais da CNBB. “É nossa contribuição para a avaliação das novas diretrizes”, explicou o subsecretário de pastoral, padre Chico Wloch.

A metodologia de análise dos planos diocesanos seguiu alguns critérios como baseados na apresentação da realidade local; dos desafios para a missão; das cinco urgências pastoral das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja (DGAE); dos objetivos de acordo com os da DGAE. Foram analisados, ainda, os programas e projetos, ou seja, o plano operacional e as exigências estratégicas, com base no diálogo, anúncio, serviço e testemunho.

As observações serão contempladas 2014, na reunião ampliada do Conselho Episcopal Pastoral, durante o qual haverá um seminário especial sobre as DGAE.

Fonte: CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Nota de repúdio dos bispos do Regional CNBB NE1-Ceará diante do escárnio público contra os símbolos sagrados

Em 2017, o Dia Mundial dos Pobres dia será celebrado em 19 de novembro.

Coleta da Campanha Missionária acontece neste final de semana no Brasil e no mundo

Reunião do Conselho Episcopal Regional (CONSER) Regional Nordeste 1 da CNBB – Ceará

Padre Antônio Niemiec é o novo secretário nacional da Pontifícia União Missionária


QR Code Business Card