Atualidades

Dom José Haring abre 5ª Semana Social Brasileira no Regional Nordeste I

Começou hoje, 9, no Centro de Pastoral “Maria Mãe da Igreja”, Centro de Fortaleza, CE, o seminário onde está sendo discutido os impactos dos megaprojetos no Estado do Ceará. O seminário é parte do processo da 5a Semana Social Brasileira -SSB- que acontece em todo o Brasil desde o ano passado. É uma realização da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil e organizado pela Comissão Pastoral Episcopal para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz. A 5a SSB tem como tema central “Estado para que e para quem? No Regional Nordeste I é organizado pelas pastorais sociais, CEBs, organismos e movimentos sociais do Ceará.

Na abertura do evento o presidente do Regional Nordeste I e bispo de Limoeiro, dom José Haring, deu boas vindas aos participantes e disse “Sejam todos bem vindos e bem vindas. Este encontro de três dias acontece numa data muito feliz. No domingo passado aconteceram as eleições municipais. Esta ainda muito viva a experiência do tempo eleitoral, das campanhas eleitorais, dos comícios, das passeatas. Vemos a necessidade e a oportunidade de reflexão da 5a SSB sobre o Estado que queremos, pois sentimos a falta de seriedade política, em vez de propostas políticas – o aumento emoção corrida pelo poder recorrendo a baixarias. Vemos a falta de um plano politico e a exclusão dos problemas locais”.

Dom Haring disse ainda “Desta forma o seminário que estamos iniciando vai ser um contraste sadio e necessário em relação dos acontecimentos eleitorais das semanas que passaram. Vai ser uma contribuição oportuna para a realidade politica que vivemos. Certamente vamos dar um pequeno passo para o Estado que queremos. Peço que o Espirito de Deus nos ilumine nestes dias”.

Oficinas temáticas

Facilitando o entendimento dos temas levantados pelo processo da 5ª SSB sete oficinas temáticas serão trabalhadas trazendo experiências de resistência, são elas: Sistema de Justiça e Tribunal Popular – RENAP/CBJP); Campanha Permanente contra os agrotóxicos pela vida – Via Campesina/TRAMAS; Campanha contra o extermínio de jovens (Pjs, REAJA e Cáritas); Resistência a grandes obras – Movimento de Luta pelo Direito a Moradia e FDCA; Turismo comunitário – Rede Tucum; Economia Solidária – Rede Cearense de Socioeconômica Solidária; Mineração – Articulação Antinuclear; Campanha pela Regularização das Comunidades Tradicionais Pesqueiras – Movimento Pescadores e CPP/CE.

Além das experiências que serão apresentadas pelas comunidades durante a atividade, os participantes contam com a assessoria do Prof. Jeovah Meireles, da Prof.ª. Raquel Rigotto – onde farão uma apresentação do Mapeamento dos Impactos dos Grandes Projetos no Estado do Ceará (painel –visualização de quais e onde estão), dos professores Pe. Junior Aquino e Pe. Manfredo Oliveira – com uma Leitura Ética, Teológica do Estado. Já o o assessor nacional da 5ª Semana Social Brasileira, padre Nelito Dornelas fará um Balanço das Semanas Sociais Brasileiras. Dom José Haring, bispo presidente da CNBB Regional Nordeste I também participará do seminário. O seminário terminará no dia 11 ao meio dia.

Leia mais sobre o seminário que terminará no dia 11 ao meio dia.

Informações com Regilvânia Mateus (85) 99343903; (85) 3253 6998 – Cáritas Regional Ceará.

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Planilha de contribuição das paróquias e das áreas pastorais: outubro de 2017

Festa da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Santa Maria

“I Aviva Povo de Deus”

Paróquia Nossa Senhora das Graças e São Pedro na Praia da Tabuba, em Caucaia – CE.

Material que foi veiculado no Jornal JCTV na Rede Vida de Televisão


QR Code Business Card