Atualidades

Dicas de saúde: viaje tranquilo para a JMJ Rio2013

dicasPostos médicos e centenas de profissionais da área da saúde estarão disponíveis para atender os peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Confira algumas medidas orientadas pela Vigilância Sanitária para uma viagem tranquila e sem complicações.

1. Planejando a viagem…

Antes de viajar é importante consultar um médico para identificar ou avaliar alguma doença pré-existente. Inclua na mala seus medicamentos de uso rotineiro na quantidade suficiente para toda a viagem e também seu receituário médico.

Atenção! Adie sua viagem na presença de qualquer sintoma de início súbito.

Aconselha-se a todos os viajantes que mantenham suas vacinas em dia. Leve seu Cartão de Vacinação nas viagens para uma possível verificação e procure saber sobre as vacinas que são necessárias e/ou obrigatórias, de acordo com o local de destino.

Peregrino: Se você pensa em visitar outras regiões do Brasil além do Rio de Janeiro, é importante consultar a lista de municípios com recomendação para vacinação de febre amarela. É recomendado que vacinem-se 10 dias antes de visitar regiões consideradas de risco.

Informe-se sobre a aquisição de um seguro de saúde, mesmo sabendo que o Brasil possui um sistema público de saúde!!!

2. Viajando…

Se você notar qualquer alteração no seu estado de saúde mesmo que, ainda dentro da aeronave, embarcação ou outro meio de transporte coletivo, comunique o fato à equipe de bordo.

Durante sua estadia, esteja atento às medidas básicas de higiene ao consumir água ou quaisquer alimentos, principalmente os crus ou mal cozidos!!! Use sempre água, gelo e outros líquidos de procedência segura.

Prefira alimentos industrializados e/ou embalados. Evite o consumo de alimentos preparados por ambulantes. Lave as mãos com frequência com água limpa e sabão preferindo toalhas descartáveis e/ou utilize álcool gel.

A diarreia é um dos problemas mais frequentes em viagens e pode ser originada pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Ela pode ser acompanhada de náuseas, vômitos, dor abdominal e/ou febre.

Previna a desidratação ingerindo bastante líquidos.

Fique atento à possível presença de mosquitos, carrapatos, aranhas, besouros, cobras, morcegos ou escorpiões. Utilize preferencialmente roupas com mangas compridas e calçados fechados quando o evento ocorrer em área rural ou de mata. Não esqueça do repelente!

A dengue é uma doença muito comum no Brasil. Assim, na presença de sintomas como febre, dor de cabeça e dores no corpo procure atendimento médico.

3. Voltando para casa…

Algumas doenças levam algum tempo para manifestar seus primeiros sintomas. Assim é importante observar o surgimento de febre, diarreia, manchas vermelhas no corpo ou sintomas respiratórios num período de até 30 dias após o retorno a sua casa.

Procure um serviço médico caso perceba algum sintoma e não esqueça de comentar sobre a sua viagem.

Notícia da JMJ

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Nossa Senhora de Guadalupe

Editorial – dezembro 2017: “Campanha para a Evangelização”

Agenda do Arcebispo: Janeiro 2018

Decretos e Provisões – novembro 2017

Boletim Igreja no Brasil – CNBB – n. 266


QR Code Business Card