Atualidades

Dia Mundial das Comunicações é tratado na reunião do Conselho Permanente

diamundialdasDom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, fez um breve relato sobre o significado do 47o Dia Mundial das Comunicações, 12 de maio de 2013, que já recebeu do Papa emérito, Bento XVI, uma mensagem especial.

“Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização” é o tema deste ano. Dom Dimas, na apresentação da Mensagem, recorda que Bento XVI considera que “o desenvolvimento das redes sociais estão contribuindo para a aparição de uma nova ágora, de uma praça pública e aberta onde as pessoas partilham ideias, informações, opiniões, e podem ainda ganhar vida novas relações e formas de comunidade”.

Dom Dimas também enviou uma carta a todas as dioceses do Brasil para informar e animar a celebração do Dia Mundial das Comunicações. Nesta carta se comunica que cada diocese vai receber um exemplar da Mensagem do Papa para ser enviado às comunidades de modo que se possa dar ênfase ao dia mundial de forma festiva e celebrativa e, desse modo, aprofundar uma verdadeira cultura de comunicação.

A seguir, a íntegra da carta:

Aos Senhores

Cardeais, Arcebispos e Bispos da Igreja no Brasil

Em suas sedes

Prezados irmãos no episcopado,

A Editora “Paulinas”, atendendo às solicitações da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, publicou, como cortesia, o livreto para o Dia Mundial das Comunicações com uma tiragem de 15.000 exemplares. Esses livretos serão encaminhados às diversas (Arqui) Dioceses, em quantidade proporcional ao número de Paróquias de cada uma. Pedimos que eles sejam direcionados aos senhores Párocos ou Administradores Paroquiais, ou às equipes de comunicação ou liturgia das diversas Paróquias ou Comunidades, para que possam, com a mensagem do Santo Padre, organizar a Liturgia do dia, e outras atividades comemorativas ao Dia Mundial das Comunicações.

O livreto contém, além da mensagem do Papa, uma reflexão de Dom Luiz Mancilla Vilela, sugestões de como celebrar o Dia Mundial das Comunicações e uma relação de todos os temas já abordados nessa mesma circunstância ao longo da história. E é desejo do Santo Padre que o Dia Mundial para as Comunicações seja celebrado em todas as Igrejas de forma participativa, reflexiva e celebrativa, para que cada vez mais os cristãos desenvolvam uma consciência crítica frente aos meios e processos de comunicação.

Muito obrigado por sua atenção. Desejo a todos muita alegria e paz no Senhor.

Fraternalmente,

Dom Dimas Lara Barbosa

Arcebispo de Campo Grande

Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação

Pe. Clovis Andrade de Melo

Assessor de Comunicação Social

Ir. Élide Maria Fogolari

Assessora de Comunicação Social

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Saiba o que irá mudar na mídia vaticana

Rede Cearense realiza 16º Feirão de Socioeconomia Solidária

Presidente da CNBB recebe organizadores de ato contra a reforma da Previdência

Criaturas novas de Deus

Nossa Senhora de Guadalupe


QR Code Business Card