Atualidades

Curso de Iniciação à Vida Cristã

espac400“A Catequese não é uma supérflua introdução na fé, um verniz ou um cursinho de admissão à Igreja. É um processo exigente, um itinerário prolongado de preparação e compreensão vital, de acolhimento dos grandes segredos da fé (mistérios), da vida nova revelada em Cristo Jesus e celebrada na liturgia” (DNC, n.37).

A ESPAC – Escola de Pastoral Catequética deu início à sua segunda turma do Curso de Iniciação à Vida Cristã. O Curso tem o objetivo de Conhecer e vivenciar o RICA e qualificar os agentes em um processo de educação permanente da fé. Teve início em maio e terminará em julho de 2013.

O conteúdo trabalhado está dividido em quatro módulos:

Módulo 1 – Catequese com Inspiração Catecumenal

Módulo 2 – A Palavra de Deus na Iniciação à Vida Cristã

Módulo 3 – Estudo do RICA

Módulo 4 – Iniciação à Vida Cristã Hoje

As Paróquias de Santa Luzia, São Benedito, Nossa Senhora da Paz, São Pedro e São Paulo, Nossa Senhora das Dores e Parque Potira, enviaram alguns de seus catequistas e agentes de pastorais para participarem deste curso com o intuito de prepará-los para o que propõe o Documento de Aparecida, nº 294, que “o processo catequético de formação adotado pela Igreja para a iniciação cristã seja em todo o continente como maneira ordinária e indispensável de introdução na vida cristã e como catequese básica e fundamental.”

É, portanto, um projeto a ser assumido por toda a Igreja. Todos, padres, seminaristas, agentes das diversas pastorais e serviços, catequistas… nas paróquias e comunidades devem refletir e estudar o projeto da Iniciação à vida cristã que é “um dos temas mais desafiadores de nossa ação evangelizadora. (Doc. 97 estudos da CNBB).

Em função da grande procura, a ESPAC já está pensando para o próximo semestre uma nova turma. Fique atento ao período de inscrição e envie seus agentes.

“A Iniciação Cristã dá a possibilidade de uma aprendizagem gradual no conhecimento, no amor e no seguimento de Cristo. Dessa forma, ela forja a identidade cristã com as convicções fundamentais e acompanha a busca de sentido da vida. É necessário assumir a dinâmica catequética da iniciação cristã. Uma comunidade que assume a iniciação cristã renova sua vida comunitária e desperta seu caráter missionário.” (DAp, n. 291)

Coordenação da ESPAC: 3219-6445- das 15:00 às 19:00h

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Planilha de contribuição das paróquias e das áreas pastorais: outubro de 2017

Festa da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Santa Maria

“I Aviva Povo de Deus”

Paróquia Nossa Senhora das Graças e São Pedro na Praia da Tabuba, em Caucaia – CE.

Material que foi veiculado no Jornal JCTV na Rede Vida de Televisão


QR Code Business Card