Atualidades

Curso de formação litúrgica para o Nordeste é realizado em Crato

Acontece no Centro de Expansão Educacional Dom Vicente Matos, na diocese de Crato (CE), o Curso de Formação Litúrgica para o Nordeste do Brasil, comumente conhecido como “Nordestão de Liturgia”.

São cerca de 153 participantes, provenientes de seis estados do nordeste, refletindo sobre a liturgia e objetivando construir, como discípulos missionários de Jesus, um saber teológico-litúrgico, a partir de suas práticas celebrativas.

O curso acontece em três etapas, uma a cada ano, com duração de aproximadamente duas semanas, e reúne leigos, religioso, seminaristas e padres. Este ano 67 pessoas fizeram a inscrição na 1ª etapa, 48 na segunda etapa e 38 na terceira; a previsão é de que os estudos se estendam até o dia 21 de janeiro.

Este Nordestão é assessorado por dom Fernando Panico, bispo de Crato (CE), padre Hernaldo Pinto Farias, assessor da Comissão para a Liturgia da CNBB, padre Marcelino Sivinski; frei Faustino Paludo; padre Joaquim Ivo, Marly Gondim, padre Josenildo Nunes, padre Ricardo Sales, padre Wesley, padre Eliomar Ribeiro, padre Alberto Reani, padre Jonilson e irmã Annete.

A metodologia destes dias de formação privilegia a mistagogia a partir do rito celebrado, marcado pela participação na construção do conhecimento em mutirão, onde todos partilham suas experiências e descobertas, na celebração do Mistério Pascal acontecendo na história.

A coordenação do curso também esteve reunida para tratar da liturgia do 13º Intereclesial das CEBs, que acontece em 2014, em Crato.

Fonte: CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Festejo do Padroeiro movimenta Paróquia de Cristo Redentor

A Paróquia no bairro Dunas festejará Nossa Senhora de Lourdes com um tríduo

Pascom Região Nossa Senhora dos Prazeres realizou encontro de Planejamento para 2018

Comunidades de Vida Cristã estão em Fortaleza para mais uma edição do “Amar e Servir”

Discursos do Papa Francisco no Chile


QR Code Business Card