Atualidades

Conselho Pastoral dos Pescadores (Regional Ceará) e Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) realizam seminário de Formação

Logomarca do Conselho Pastoral dos Pescadores

Acontece de 18 a 24 de Julho um seminário de formação realizado pela Escola de Formação Dragão do Mar, na comunidade de Emboaca, no município de Trairi. O evento contará com a participação de 80 pessoas, entre pescadores e pescadoras, convidados e palestrantes, reunindo aproximadamente 30 comunidades pesqueiras do leste e oeste do estado.

Os painéis debatidos serão: 1. Território Pesqueiro – Terra, Cultura e Meio Ambiente; Povos Tradicionais e Disputas Territoriais: dimensões Política, Geográfica e Fundiária; 2. Territorialidade e Cultura; 3. Gestão Territorial e Meio Ambiente. O evento vai debater também temas como: a organização do movimento no Ceará – refletindo a organização Interna; como funciona o capitalismo; como os movimentos se organizam: princípios, diretrizes e instâncias. E terá assessoria de André Lima Sousa, Jeovah Meireles, Oswald Barroso, Ana Claudia Teixeira.

A Escola de Formação Dragão do Mar é um espaço de formação destinado a capacitar pescadores e pescadoras na militância do movimento dos pescadores. É também um espaço coletivo, democrático, equitativo onde uma vez a cada ano, durante três anos, os pescadores e pescadoras se reúnem durante uma semana para refletir a realidade e pensar ações concretas para a luta. A escola tem como objetivo principal fortalecer a luta e a organização do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Ceará.

O seminário é organizado pela Pastoral dos Pescadores Regional Ceará e Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) em parceria com o Centro de Assessoria Popular Caldeirão, Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Fundação Interamericana (IAS) e Misereor.

Serviço:

Seminário de formação da Escola de Formação Dragão do Mar

Data: 18 a 24 de Julho 2011

Local: Comunidade de Emboaca – Município de Trairi

Contatos: (85) 3238.8392/88001443- Ormezita Barbosa e Camila Batista (cppceara@yahoo.com.br) ou – Maninha e Martilene (85) 8717.7653/8758.3692 (mppceara@yahoo.com.br).

Organização: Conselho Pastoral dos Pescadores (Regional Ceará) e Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP).

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Programa Igreja no Brasil nº 255

A gramática do povo de Deus

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 8,16-18

Liturgia Diária: Evangelho – Mt 20,1-16a

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 8,4-15


QR Code Business Card