Atualidades

Conselho Pastoral dos Pescadores (Regional Ceará) e Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) realizam seminário de Formação

Logomarca do Conselho Pastoral dos Pescadores

Acontece de 18 a 24 de Julho um seminário de formação realizado pela Escola de Formação Dragão do Mar, na comunidade de Emboaca, no município de Trairi. O evento contará com a participação de 80 pessoas, entre pescadores e pescadoras, convidados e palestrantes, reunindo aproximadamente 30 comunidades pesqueiras do leste e oeste do estado.

Os painéis debatidos serão: 1. Território Pesqueiro – Terra, Cultura e Meio Ambiente; Povos Tradicionais e Disputas Territoriais: dimensões Política, Geográfica e Fundiária; 2. Territorialidade e Cultura; 3. Gestão Territorial e Meio Ambiente. O evento vai debater também temas como: a organização do movimento no Ceará – refletindo a organização Interna; como funciona o capitalismo; como os movimentos se organizam: princípios, diretrizes e instâncias. E terá assessoria de André Lima Sousa, Jeovah Meireles, Oswald Barroso, Ana Claudia Teixeira.

A Escola de Formação Dragão do Mar é um espaço de formação destinado a capacitar pescadores e pescadoras na militância do movimento dos pescadores. É também um espaço coletivo, democrático, equitativo onde uma vez a cada ano, durante três anos, os pescadores e pescadoras se reúnem durante uma semana para refletir a realidade e pensar ações concretas para a luta. A escola tem como objetivo principal fortalecer a luta e a organização do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Ceará.

O seminário é organizado pela Pastoral dos Pescadores Regional Ceará e Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) em parceria com o Centro de Assessoria Popular Caldeirão, Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Fundação Interamericana (IAS) e Misereor.

Serviço:

Seminário de formação da Escola de Formação Dragão do Mar

Data: 18 a 24 de Julho 2011

Local: Comunidade de Emboaca – Município de Trairi

Contatos: (85) 3238.8392/88001443- Ormezita Barbosa e Camila Batista (cppceara@yahoo.com.br) ou – Maninha e Martilene (85) 8717.7653/8758.3692 (mppceara@yahoo.com.br).

Organização: Conselho Pastoral dos Pescadores (Regional Ceará) e Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP).

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”


QR Code Business Card