Atualidades

Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso define plano quadrienal até 2015

Por: CNBB

Nos dias 10 e 11, aconteceu a reunião da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso, da CNBB, com o Grupo de Reflexão sobre o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso (GREDIRE), como objetivo avaliar as atividades da Comissão, a caminhada do diálogo ecumênico e interreligioso nos Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e planejar a elaboração do Plano Quadrienal 2011-2015.

Dentre as prioridades estabelecidas para o Plano Quadrienal 2011-2015, destacam-se: a formação para o diálogo ecumênico e interreligioso nos Regionais da CNBB, o estudo sobre o pentecostalismo, a realização de um Congresso Sobre o Ecumenismo e de um Seminário Sobre o Diálogo Interreligioso que ajudem a celebrar os 50 anos do Concílio Vaticano II, a reestruturação das Comissões Bilaterais para o Ecumenismo, o fortalecimento da ação dos bispos referenciais para o ecumenismo nos Regionais da CNBB, bem como de seus assessores.

A reunião aconteceu na Casa da Reconciliação (SP), e teve a participação do presidente da Comissão, dom Francisco Biasin, e do seu assessor, padre Elias Wolff. Foram constatados os aspectos positivos da caminhada ecumênica no Brasil e os seus desafios.

Frente aos desafios da Igreja e da sociedade atual, os participantes da reunião sentiram a necessidade de intensificar a ação da Comissão em dois principais âmbitos: no fortalecimento de estruturas para o diálogo como as comissões regionais e diocesanas para o ecumenismo e o diálogo interreligioso e as comissões bilaterais de diálogo; no âmbito da formação ecumênica em todos os níveis, sobretudo para os agentes de pastoral. “Muito está sendo feito nesses dois âmbitos, mas que a convicção do diálogo ecumênico e interreligioso ainda não penetrou em muitos espaços da Igreja”, disse o padre Elias Wolff.

Leia mais sobre o Ecumenismo: Decreto Unitatis Redintegratio, Referências Bibliográficaslinks relacionados

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Crianças, adolescentes e adultos se reúnem para formação em Fortaleza

Conduzidos pela mão de Deus

Nota de repúdio dos bispos do Regional CNBB NE1-Ceará diante do escárnio público contra os símbolos sagrados

Em 2017, o Dia Mundial dos Pobres dia será celebrado em 19 de novembro.

Coleta da Campanha Missionária acontece neste final de semana no Brasil e no mundo


QR Code Business Card