Atualidades

Comissão para Ecumenismo promove intercâmbio entre Regionais da CNBB

Ecumenismo07062013Nos dias 3 e 4 de junho reuniram-se, em Florianópolis (SC), representantes das comissões regionais para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso dos Regionais Sul I, III e IV da CNBB. Proposta pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, a reunião teve como objetivo possibilitar o intercâmbio das experiências de diálogo ecumênico e inter-religioso realizadas nesses Regionais, bem como refletir sobre os desafios e buscar caminhos para superá-los e traçar projetos comuns para fortalecer a caminhada ecumênica na região sul do Brasil.

O encontro foi coordenado pelo presidente da Comissão, dom Francisco Biasin. Contou, ainda, com a presença do presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, dom Manoel Francisco, atual bispo referencial para o diálogo ecumênico e inter-religioso do Regional Sul IV.

“O diretório ecumênico orienta para que cada diocese tenha uma pessoa encarregada de dinamizar o ecumenismo, servindo o mesmo para o diálogo inter-religioso. E esta é uma das nossas metas”, explica o assessor da Comissão, padre Elias Wolff. Ele também explicou que a Comissão colabora para que cada Regional possua uma estrutura que dinamize a dimensão do diálogo na Igreja e na sua ação evangelizadora.

Durante o encontro, entre os principais desafios constatados para o fortalecimento do diálogo ecumênico e inter-religioso, estão a proliferação crescente de grupos religiosos de caráter fundamentalista e pouco sensíveis ao diálogo, dentro e fora das igrejas/religiões históricas; a pouca sensibilidade do clero para o valor e a urgência ecumenismo e o diálogo inter-religioso; a pouca formação das lideranças para o convívio, o diálogo e a cooperação com membros de outras igrejas e religiões; a não compreensão de que o diálogo é constitutivo da missão da Igreja.

Para fazer frente a esses desafios, os representantes dos regionais Sul I, III e IV propuseram atividades comuns até 2014, como a criação e fortalecimento de comissões diocesanas que incentivem o diálogo ecumênico e inter-religioso; e a elaboração de subsídios sobre o diálogo para os grupos bíblicos. “A reunião alcançou seus objetivos de convívio, intercâmbio e fortalecimento de um projeto comum. Foi frutífera na compreensão do momento atual do ecumenismo e o diálogo inter-religioso e no estabelecimento de pistas a serem alcançadas a curto e médio prazo”, avaliou padre Elias.

POR: CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Planilha de contribuição das paróquias e das áreas pastorais: outubro de 2017

Festa da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Santa Maria

“I Aviva Povo de Deus”

Paróquia Nossa Senhora das Graças e São Pedro na Praia da Tabuba, em Caucaia – CE.

Material que foi veiculado no Jornal JCTV na Rede Vida de Televisão


QR Code Business Card