Atualidades

COLETIVA DE IMPRENSA – 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

logo_CNBBHoje, às 15h, será realizada a Coletiva de Imprensa do segundo dia da 51ª AG com dom Sergio Eduardo Castriani, arcebispo de Manaus (AM), dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande (MS) e dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA). A coletiva será transmitida ao vivo pelo Portal A12.com.

COLETIVA DE IMPRENSA

Uma nova paróquia, Diretório da Comunicação e tradução do Missal

Segundo dia da 51a assembleia geral da CNBB

Aparecida (SP)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) discute nesta quinta-feira, 11 de abril, três assuntos importantes: a situação das paróquias católicas em todo o Brasil, a tradução do Missal Romano e o Diretório de Comunicação. Os bispos consideram que o primeiro assunto, tema central da assembleia, tem por objetivo oferecer respostas aos novos tempos e seus desafios como a virtualidade, o urbanismo cada vez maior, as migrações e a realidade de se rediscutir as relações. “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia” pode contribuir, portanto, para a superação da compreensão da paróquia como estrutura fixa, imutável para se chegar ao entendimento da paróquia como uma realidade dinâmica, uma rede de comunidades.

Dom Leonardo Steiner, secretário geral da Conferência, ao comentar o tema central da assembleia, afirmou: “Só existe Igreja quando existe comunidade, não apenas a comunidade geográfica, mas formada por aqueles que creem em Jesus Cristo, aqueles que foram revestidos de Jesus Cristo, como nos diz São Paulo”. E acrescentou: “O Documento de Aparecida pede da paróquia uma mudança de perspectiva. E essa mudança de perspectiva é justamente que ela seja a expressão de comunidades. Quando a paróquia for expressão de comunidades, de rede de comunidades, ela será sempre paróquia viva, acolhedora e que sai ao encontro dos irmãos e das irmãs e será também, certamente, uma expressão consolo tão forte no evangelho”.

O segundo assunto do dia será a apresentação, por parte da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos, de uma nova tradução para o Missal Romano. Cada trecho do Missal traduzido já foi analisado pelos membros da Comissão e mandado para os bispos de todo o Brasil, para que fizessem emendas. Após a aprovação das emendas, o texto foi trazido para aprovação na assembleia geral. Se o texto for aprovado, é enviado a Roma para que seja reconhecido pela Santa Sé. O presidente da Comissão, dom Armando Bucciol, diz que o trabalho tem sido feito por partes e que parte do material já foi mandada para Roma: “E assim, de ano em ano, pretendemos continuar, apresentando à assembleia uma parte e depois, esperamos a resposta definitiva de Roma”.

O terceiro tema a ser tratado no final da tarde será o Diretório de Comunicação. Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, que também participou do processo de elaboração do Diretório, fez a seguinte consideração sobre o Documento: “a comunicação é essencial na vida do ser humano e a Igreja é feita de comunicação, da boa notícia, da Palavra de Deus, da Catequese, da Liturgia. Com as mídias sociais e com a comunicação eletrônica, é importante que haja orientação, que não corte o entusiasmo, mas que entende bem a comunicação no Brasil e, pelo tamanho do país e pelo dinamismo que tem a comunicação no Brasil, é muito importante e necessário que tenhamos um diretório de comunicação no Brasil para fomentar o entusiasmo e orientar”.

Serviço

COLETIVA DE IMPRENSA

Hora: 15 hs Local: Sala de Coletiva / Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho – Aparecida (SP)

Entrevistados

Dom Sergio Castriani, arcebispo de Manaus (AM), dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande (MS) e dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA).

Assessoria de Imprensa da CNBB

(12) 3104-3427 / Celulares: (61) 8119 3762 (Pe. Rafael Vieira) (61) 8119 3725 (Ir. Diego Joaquim) / (12) 8269-4168 (Cláudia Belo) / (12) 8269-4169 (Paulo Giraldi).

Email: cnbb.imprensa@gmail.com Facebook/ fanpage: assembleia geral da CNBB

Dom Sergio Eduardo Castriani

Nascimento: 31/05/1954, Local: Regente Feijó (SP); Ordenação Presbiteral: 09/12/1978; Nomeação Episcopal como bispo Coadjutor de Tefé (AM): 27/05/1988; Bispo Prelado de Tefé: 19/10/2000; Nomeado arcebispo de Manaus (AM): 12/12/2012.

Dom Sérgio já atuou como secretário do Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima) e foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial por dois mandatos (2003 a 2011). Seu lema episcopal é “Habitou entre nós”. Ele disse ao blog ami-paz de Manaus o que o motivou a ir para a Amazônia: “A minha vida missionária que começou na juventude, na grande São Paulo, e que continuou no município de Feijó, numa época em que os seringais ainda estavam ativos, mas foi o começo de uma nova época em relação ‘à economia da região e a relação com a natureza. Os últimos catorze anos, estive na Prelazia de Tefé, sendo testemunha que o Reino de Deus está no meio de nós, pois vi isto na vida de tantas pessoas que se deixam conduzir pelo Espírito Santo, vivendo uma vida renovada, correta, responsável e justa. Vi o reino de Deus acontecendo em tantas comunidades que se reúnem para ouvir e praticar a Palavra, renovando o mundo em que vivem, lutando pela cidadania e qualidade de vida para todos, assumido os valores do evangelho mesmo quando isto significa perseguição, sofrimento e cruz”. Fonte: http://amipaz-manaus.blogspot.com.br

Dom Dimas Lara Barbosa

Nascimento: 01/04/1956; Local: Esperança (MG); Ordenação Presbiteral: 16/07/1988; Nomeação Episcopal como auxiliar do Rio de Janeiro: 11/02/2006. Nomeação como arcebispo de Campo Grande (MS): 04/05/2011.

Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Graduou-se também em engenharia eletrônica pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos em 1979, tendo trabalhado como engenheiro no IAE – Instituto de Atividades Espaciais (atual Instituto de Aeronáutica e Espaço) do CTA, e na Ericsson do Brasil, em São José dos Campos. Obteve seu doutorado em Teologia Sistemática pela Universidade Gregoriana de Roma. Foi membro delegado pela CNBB da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho (2007). Na 45ª Assembleia Geral da CNBB, ocorrida em Itaici/SP, entre 1º e 9 de maio de 2007, foi eleito secretário-geral da CNBB, função que ocupou até 2011. Atualmente, é o presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação e porta-voz da assembleia da CNBB. Fonte: www.arquidiocesedecampogrande.org.br

Dom Armando Bucciol

Nascimento: 03/07/1946; Local: Villanova Motta di Livenza (Itália); Ordenação Presbiteral: 12/09/1971; Ordenação Episcopal como bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA): 17/04/2004.

Pe. Samuel Neves, coordenador de pastoral de sua diocese na Bahia, por ocasião de jubileu sacerdotal de dom Bucciol disse: “Dom Armando, como padre, assumiu vários ministérios e funções: Coadjutor na paróquia de Serravalle, em Vittorio Veneto (1971 a 1978); professor de Ensino Religioso por 16 anos; por 11 anos, além dos serviços pastorais nas paróquias de Farra de Soligo (1978-1980), Barbisano e Soligo (1980-1991), trabalhou junto a pessoas com problemas especiais (alcoólatras, drogados, excepcionais físicos, doentes mentais), na Caritas diocesana, na formação de lideranças e na Pastoral da Juventude. Em 1991, veio para o Brasil como fidei donum, atuando na Diocese de Caetité: reitor do Seminário São José (1991-2001), e vigário em diversas paróquias e coordenador diocesano das pastorais (1995-2004) e professor na Escola de Teologia para Leigos. Mas o Senhor da messe queria mais e chamou o então Padre Armando para o ministério episcopal. E aqui reconhecemos que os agraciados fomos nós, pois, impulsionado pelo amor de Cristo, Dom Armando aceitou ser nosso segundo Bispo diocesano”. Dom Bucciol é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia e da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos. Fonte: http://www.missaomusical.com

Fonte: CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Rede Cearense realiza 16º Feirão de Socioeconomia Solidária

Presidente da CNBB recebe organizadores de ato contra a reforma da Previdência

Criaturas novas de Deus

Nossa Senhora de Guadalupe

Editorial – dezembro 2017: “Campanha para a Evangelização”


QR Code Business Card